Publicado em 04/11/2022 às 17:35, Atualizado em 04/11/2022 às 21:45
68 embarcações e 142 pescadores foram vistoriados, sendo 17 redes e 159 anzóis apreendidos
Desde o dia 1º de outubro, quando a quantidade de pescadores aumenta muito nos rios, até porque os cardumes começam a ficar cada vez maiores, a PMA tem desenvolvido trabalhos de vigilância dos cardumes e retiradas de petrechos ilegais, com a operação Ictiofauna, que englobou a operação Padroeira do Brasil e a operação Dia de Finados, com intensificação maior, devido aos feriados prolongados.
Três equipes da PMA realizam fiscalização nos rios Dourados e Brilhante, visando à prevenção à pesca predatória em vigilância aos cardumes. Durante os trabalhos, com duas equipes no rio Dourados e uma equipe no rio Brilhante, os Policiais fiscalizaram seis acampamentos, 68 embarcações de pescadores amadores e profissionais, bem como pessoas que pescavam nos barrancos dos rios, em um total de 142 pescadores e apreenderam petrechos de pesca ilegais.
Os pescadores abordados pescavam legalmente, mas as equipes localizaram e retiraram dos rios, 17 redes de pesca, além de 159 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados nos cursos d’águas. Os infratores que armaram os petrechos não foram localizados. Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados do rio pelos policiais, especialmente, as redes.
Os Policiais continuam nos rios sexta-feira (4), quando haverá o fechamento da pesca, a partir de meia noite, bem como pela manhã de sábado (5), para evitar que pessoas permaneçam nos rios depois do fechamento, quando então, começa uma outra estratégia de fiscalização na operação piracema, com vigilância de cardumes diuturnamente, especialmente, nos pontos de maior vulnerabilidade que são as cachoeiras e corredeiras.