Publicado em 21/06/2021 às 11:59, Atualizado em 21/06/2021 às 16:05

Pescador é abordado em Hilux, recebe multa e vai preso com varas, molinetes e caixas térmicas contendo 26 Kg. de peixes

PMA multou em R$ 2 mil reais o pescador

Da Redação Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Um pescador de 50 anos foi detido, quando retornava de uma pescaria ilegal neste domingo (20), por Policiais da PMA que realizavam fiscalização na zona rural no município de Água Clara e abordaram uma caminhonete Toyota Hilux e em vistoria na carroceria, foi constatado que havia varas, molinetes e caixas isotérmicas, contendo 37 exemplares de peixes das espécies Piapara e Piau, pesando 26 kg.

O homem, residente em Paranaíba, afirmou que voltava de uma pescaria no rio Verde, onde havia capturado os exemplares de peixes. Sete exemplares de peixes da espécie Piapara estavam abaixo do tamanho mínimo, o que se caracteriza como crime ambiental.

Além disso, como ele poderia capturar e abater somente um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranhas e não havia piranha entre os peixes, houve a captura e transporte de pescado acima da quantidade permitida, o que também é crime. Foram apreendidos o pescado e um molinete com vara.

O infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Água Clara, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória.

A pena é de um a três anos de detenção. O infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.920,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.