Publicado em 06/10/2020 às 10:26, Atualizado em 06/10/2020 às 14:27
Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Distrito de Águas do Miranda, em Bonito, prenderam nesta segunda-feira (5) no início da noite, um pescador de 57 anos por pesca predatória. Ele foi abordado no município de Anastácio, na rodovia MS-345, quando retornava de uma pescaria ilegal no rio Miranda.
Em um veículo Fiat Uno em que estava o pescador foram encontrados 51 exemplares de peixes, pesando 28 quilos, havendo vários exemplares abaixo da medida mínima de captura permitida pelas normas, o que é crime ambiental. Havia exemplar de curimbatá com 30 centímetros, quando o tamanho mínimo de captura e abate é de 38 centímetros para a espécie. O homem afirmou que voltava de uma pescaria no rio Miranda onde havia capturado os peixes.
Além disso, o pescador poderia capturar e abater como cota apenas um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranha e não havia piranha entre os peixes, dessa forma, ele só poderia estar transportando um exemplar, sendo também caracterizado como crime. Foram apreendidos o pescado, além do veículo.
O infrator, residente em Anastácio, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de daquela cidade, juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção. O infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.260,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.