Publicado em 30/03/2021 às 17:32, Atualizado em 30/03/2021 às 21:35
Durante fiscalização ambiental na rodovia BR 158 no município de Brasilândia, Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas prenderam na noite de segunda-feira (29), um pescador amador de 37 anos, por pesca e transporte de pescado ilegal.
Ele foi abordado nas proximidades da ponte sobre o Rio Verde, em um veículo VW Gol e transportava 13 exemplares de pescado da espécie piau-três-pintas, havendo sete exemplares abaixo do tamanho mínimo de captura permitido pelas normas, o que se caracteriza como crime ambiental.
O pescador afirmou que acabara de sair de uma pescaria no rio Verde, onde havia capturado o pescado. Como pescador amador, também só poderia capturar e abater um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranha, espécie esta não capturada.
Portanto, só poderia estar com um exemplar, fato que também é caracterizado como crime, por ter capturado pescado acima da cota permitida. O pescado, o veículo e 12 varas de pesca e um molinete foram apreendidos.
Os Policiais deram voz de prisão ao infrator, residente em Três Lagoas, e o encaminharam à Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória.
A pena para o crime é de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.040,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.