Publicado em 01/11/2020 às 20:57, Atualizado em 02/11/2020 às 01:00
Equipes da PMA do Imasul realizam fiscalização preventiva, na “Operação Ictionfauna” nos rios Coxim, Taquari e afluentes, para monitoramento de cardumes e prevenir a pesca predatória.
A equipe que estava no rio Coxim descia com o motor desligado e em uma região conhecida como “Cachoeira dos Quatro Pés” e surpreendeu na madurada deste domingo (1º) um infrator pescando com rede. O pescador estava em uma canoa armando o petrecho ilegal e, quando os policiais ligaram a lanterna e o motor para a abordagem, o pescador percebeu que era a PMA e pulou no rio, nadando para a margem próxima e adentrou em uma mata, abandonando a rede e a canoa que utilizava na pescaria criminosa.
Apesar de diligência, devido à escuridão e a mata ser muito fechada, o pescador não foi localizado. A rede, medindo 120 metros e a canoa foram apreendidas. Felizmente o infrator iniciava a pescaria ilegal e havia capturado apenas um exemplar de pescado da espécie pintado e um pacu, que ainda estavam vivos e foram soltos no rio.
A PMA tentará identificar o pescador pelas características da canoa. Se identificado, ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.