Publicado em 03/10/2020 às 08:02, Atualizado em 03/10/2020 às 12:05
Um proprietário rural responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção e foi autuado administrativamente em R$ 154 mil reais nesta sexta-feira (2), por desmatamento ilegal de área de vegetação nativa de 21,63 hectares, medidos com GPS, dentro do bioma protegido de Mata Atlântica.
A autuação ocorreu, quando Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho realizavam fiscalização visando ao combate e prevenção à exploração ilegal da flora e verificaram o desmatamento ilegal na propriedade rural do infrator, no município, localizada a 220 km da cidade.
O fazendeiro de 62 anos, residente em Campo Grande, suprimiu a vegetação para o plantio de pastagem e não possuía autorização ambiental para a atividade. A madeira proveniente do desmatamento ainda se encontrava em leiras no local. Ele foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.
Este foi o segundo autuado em dois dias. Outro infrator havia sido autuado no dia 1º por desmatamento de 50 hectares de vegetação de Mata Atlântica em outra propriedade no município.