Publicado em 01/11/2020 às 20:23, Atualizado em 02/11/2020 às 00:26

PMA fiscaliza o rio da Prata e Formoso onde a pesca é proibida e no rio Miranda, surpreende pescadores em pesca predatória e apreende petrechos ilegais

Da Redação, Ivi Hoje,
Cb image default

Durante Operação Icitiofuana equipes da PMA estão trabalhando na prevenção à pesca predatória nos rios da Prata e Formoso (rios com pesca proibida) e desde sábado até à tarde deste domingo (1º) e também no rio Miranda apreenderam petrechos ilegais de pesca e surpreenderam pescadores praticando pesca predatória.

Durante os trabalhos no rio Miranda, na madrugada de domingo dois pescadores pescavam em método denominado chasco ou lambada e com tarrafa e, quando avistaram as lanternas da embarcação dos policiais, fugiram pela mata e abandonaram várias garatéias prontas para uso no método proibido de chasco e três tarrafas, além de dois exemplares de pintado, um de cachara e um de jaú, que tinham capturado e estavam vivos e foram soltos no rio pelos policiais. Os infratores não foram localizados. Durante a missão, também foram retirados do rio e apreendidos mais 45 anzóis de galho e uma rede de pesca e foram fiscalizados pescadores em 15 embarcações e 12 ranchos de pesca.

Nos rios, Formoso e da Prata, os pescadores respeitaram a proibição de pesca nos rios, mas foram retirados e apreendidos 13 anzóis de galho no Formoso e sete anzóis de galho no rio da Prata. Mesmo que não sejam presos esses infratores, a intensificação deste tipo de fiscalização para a retirada desses petrechos com alto poder de captura evita a degradação dos cardumes.