Publicado em 29/02/2020 às 13:23, Atualizado em 29/02/2020 às 17:29

Polícia do Paraguai prende líderes de organização criminosa na fronteira

Da Redação, Ivi Hoje,
Cb image default
Parte dos presos estavam em uma casa que funcionava como “Quartel General” do grupo. (Foto: Divulgação)

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas e Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Paraguai apreenderam na manhã deste sábado (29) cerca de 10 pessoas entre elas pelos menos 8 brasileiros acusados de fazerem parte do Primeiro Comando da Capital (PCC) e que dominavam o crime organizado em Capitan Bado e na fronteira com Coronel Sapucaia no Mato Grosso do Sul.

A ação contou com a participação de dezenas de policiais e promotores e pelo menos três residências foram invadidas de madrugada, sendo que em uma delas funcionava uma espécie de Quartel General da organização onde seis brasileiros foram presos e quase 250 quilos de maconha foram apreendidos, além de armas e munições.

As casas estavam localizadas no bairro Chaco’i em Capitan Bado e os dois principais alvos dos policiais foram presos. Entre eles o brasileiro João Paulo Silva Gomes que era considerado pelas autoridades o chefe do esquema criminoso e o paraguaio Leandro Arce Cantallupi que seria o responsável pela logística e o fornecimento de armas para os criminosos. Cantallupi tinha ordem de captura pela Justiça do Paraguai e João Paulo era fugitivo da Justiça brasileira.

Os policiais aprenderam diversas pistolas, carregadores, munição, coletes a prova de bala e até uma granada com o símbolo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Também foram encontradas diversas anotações com a movimentação financeira da organização e apreendidos cerca de 10 veículos, alem de aparelhos celulares que serão periciados.

Todos os presos serão ouvidos no final de semana pelas autoridades judiciais do Paraguai e os brasileiros deverão ser expulsos do país e entregues à Polícia Federal brasileira assim que os processos de extradição deles forem concluídos. Com MS em Foco