Publicado em 17/11/2019 às 20:00, Atualizado em 17/11/2019 às 22:03
Um curso ministrado pelas Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos, entre os dias 11 e 15 deste mês em Brasília (DF), teve como objetivo o manejo e transporte de vítimas traumáticas em locais de conflito armado, teve representante de Polícia Militar Rodoviária de Mato Grosso do Sul, vaga adquirida graças a participação da PMR na Operação Hórus, desencadeada pela SEJUSP/MS e pela Secretaria Nacional de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério de Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo combater os crimes de fronteira.
As aulas foram ministradas na Academia da Polícia Federal e no Centro de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal, teve duração de 40h/aulas entre aulas teóricas e práticas. Além do representante da PMR de MS, o curso contou com alunos do GRR (Grupo de operações especiais PRF), GPI (Grupo de Operações Especiais da Polícia Federal), BOPE-MS (Batalhão de Operações Especiais da PMMS), DOF (Departamento de Operações de Fronteiras), BPFRON-PR (Batalhão de Polícia de Fronteira)
O curso de APH Tático atua no protocolo TCCC (TC3), que significa "Tactical Combat Casualty Care", utilizada por médicos de combate das forças armadas americanas. Tem como principais objetivos o tratamento imediato da vítima, prevenir vítimas adicionais e completar a missão. Entre várias disciplinas ministradas, pode-se destacar a aplicação de táticas de retirada de vítimas em momento de conflito, tratamento de perfurações, hemorragias e hipotermia. As unidades militares que treinaram todos os seus membros com os protocolos de TCCC registraram o menor índice de mortes preveníveis entre suas fatalidades na historia dos campos modernos de batalha.
Denúncias e informações: ligue 198 e fale com a PMR.