Publicado em 25/04/2022 às 11:56, Atualizado em 25/04/2022 às 16:02

Três caçadores são autuados por abate de animal, e PMA apreende 30 kg de carne de cor escura aparentando pertencer a animal silvestre

Da Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Policiais da PMA realizavam fiscalização em uma estrada vicinal na área rural de Bela Vista e abordaram domingo (24) à tarde, um veículo VW Gol com três pessoas.

No veículo foi encontrada carne de animal de cor escura aparentando pertencer a animal silvestre, aparentemente de anta, pesando cerca de 30 kg. Os caçadores alegaram ser carne de javali e que teriam abatido o animal em uma fazenda e não informaram a forma do abate, porém, nenhum deles possuía a licença ambiental válida para o abate da espécie invasora.

A carne foi apreendida.

Os três caçadores, de 35, 49 e 79 anos, residentes em Bela Vista, foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia, onde foram autuados por crime ambiental, incialmente de abate da espécie invasora sem a licença, cuja pena é de um a seis meses de detenção.

Se constatada ser carne de animal silvestre responderão pelo crime de caça, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. Eles foram autuados administrativamente e multados em R$ 500 reais cada um pela infração.

A caça do javali está permitida, pois ele foi declarado nocivo pelo órgão ambiental, por ser uma espécie exótica invasora que está causando grandes prejuízos no Estado e no país. Entretanto, são necessários alguns procedimentos administrativos, como por exemplo, ter autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No portal do órgão há todas as informações para que a pessoa possa fazer o controle (caça) do animal nocivo legalmente.