Publicado em 01/06/2021 às 22:32, Atualizado em 27/09/2022 às 17:37

ALEMS realiza ato para marcar início da Semana Sul-mato-grossense do Leite

Da Redação, Via AL-MS
Cb image default

Importante à saúde e fundamental à economia, o leite recebe atenção ainda maior neste início de mês, quando se comemora a Semana Sul-Mato-Grossense do Leite. Como forma simbólica de homenagear os produtores do Estado e de marcar o início das ações da Semana, o deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar do Leite, juntamente com os deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Eduardo Rocha (MDB), respectivamente, presidente e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), beberam copos do alimento em ato realizado na tarde desta terça-feira, na Sala da Presidência, na Casa de Leis.

O deputado Renato Câmara enfatizou a importância social do leite, lembrando que o alimento tem forte presença entre os pequenos produtores. “O leite, que está entre os alimentos mais consumidos no Brasil, tem um apelo social muito importante. Diferente de outras culturas, que precisam de meses e de até de anos para serem produzidas, o leite é produzido todos os dias. Por isso, ele é fundamental para o homem do campo, principalmente os pequenos produtores, os assentados, aqueles que têm no leite a possibilidade de manter sua casa. O leite garante a esses produtores o pão de cada dia em suas mesas”, pontuou o parlamentar.

Renato Câmara informou que o leite está entre os seis produtos mais importantes do Brasil e tem uma larga cadeia produtiva, empregando inúmeras pessoas. “Precisamos valorizar o homem do campo, que não tem feriado, sol, chuva, frio ou calor. Todos os dias, acorda cedo para tirar o leite”, disse.

Como parte do reconhecimento da Casa de Leis ao produtor e à cadeia produtiva do leite, foi instituída em 2019 pelo Ato 49, a Frente Parlamentar do Leite. O grupo reúne deputados e representantes de outros poderes e da sociedade para debater políticas públicas para melhorar as condições do setor. “A Frente Parlamentar tem discutido vários pontos importantes em relação ao aumento da produtividade e sobre a valorização da produção aqui no Estado”, resumiu Renato Câmara. “E nesta semana, que é a Semana Sul-Mato-Grossense do Leite, vamos intensificar esse debate”, explicou.

A Semana Sul-Mato-grossense do Leite foi instituída pela Lei 4.409/2013, atualizada, recentemente, pela Lei 5.656/2021. A lei estabelece os seguintes objetivos: estimular ações visando a promoção e o apoio à atividade leiteira e envolver as instituições ligadas ao setor leiteiro, com intuito de colaborar para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

“Em Mato Grosso do Sul, há mais de 50 mil propriedades cadastradas. E nessas propriedades, há pessoas tirando leite para que esse alimento chegue todas as manhãs à casa do sul-mato-grosssense, pausterizado, saudável, com qualidade”, frisou o presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa.

O presidente também destacou o papel do leite na economia estadual. “A cadeia produtiva do leite de Mato Grosso do Sul abrange milhares de pessoas, gera muitos empregos e contribui, assim, para a saúde de todos e para o desenvolvimento do Estado”, disse. “A Assembleia Legislativa não poderia deixar de mostrar à população sul-mato-grossense que o leite também é saúde. Parabéns muito especial a todos os produtores de leite do Estado”, acrescentou.