Publicado em 25/06/2024 às 15:13, Atualizado em 26/06/2024 às 04:15

ALEMS traz Secretário Nacional para debater Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, amanhã

O Seminário é uma das principais ações da campanha “Junho Prata”

Redação, Ivi Hoje, Por Roney Minella
Cb image default
Deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Foto: Toninho Souza

Está tudo pronto para o 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa que será realizado amanhã (26-06), em Campo Grande, a partir das 13h30, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Plenário ‘Deputado Julio Maia’. A iniciativa é da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da ALEMS e atende propositura do coordenador da Frente, deputado Renato Câmara (MDB).

O Seminário é uma das principais ações da campanha “Junho Prata”, que leva este nome em alusão aos cabelos grisalhos e prateados das pessoas da terceira idade, e foi instituído a partir de projeto de autoria do deputado Renato Câmara que resultou na Lei Estadual 5.215/2018. “O Junho Prata é o mês escolhido para reflexão sobre os cuidados, o acolhimento que a sociedade deve ter com a pessoa idosa e, principalmente, discutirmos gargalos que precisam de resoluções a fim de aperfeiçoarmos leis e políticas públicas em favor da garantia dos direitos da pessoa idosa”, frisa Renato que vai presidir o IX Seminário.

A Frente Parlamentar destaca a presença de lideranças do setor para as palestras e debates programados, dentre elas, o representante do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, e o presidente do Conselho Nacional Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.

A Secretaria de Estado de Cidadania do Governo de MS, também idealizadora do Seminário através da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, confirma que a vinda do Secretário Nacional, Alexandre Silva, é para apresentar as propostas e também ouvir todos os segmentos que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa.

“A nossa defesa é fazer a construção coletiva para chegarmos a bons encaminhamentos sobre como deve ser o envelhecimento digno, consciente da população de Mato Grosso do Sul e, sobretudo, em consonância com os direitos, pois, a violência contra a pessoa idosa ainda acaba acontecendo de uma forma reiterada e tem ganhado outras formas, tais como as violências financeiras e patrimoniais e as outras já existentes. Por isso, a importância da participação de conselheiros, gestores, lideranças dos segmentos, e representantes do setor público e sociedade civil neste seminário”, destacou Renato Câmara. “É o momento ímpar de todos que lutam pela pauta pensar e sugerir alternativas e ações que possam incrementar a política em defesa de nossos idosos”, finalizou o coordenador da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

13h30 - Abertura e composição da mesa de autoridades

13h40 - Apresentação cultural

14h - Palestra “Programas, projetos e ações da Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa para o enfrentamento às violências”, com o secretário nacional Alexandre Silva, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania;

14h40 - Palestra “Envelhecimento com dignidade: o papel transformador do Fundo Nacional da Pessoa Idosa na construção de uma sociedade inclusiva e as diretrizes emergentes das Conferências de 2024”, com o presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.

15h20 - Intervalo

15h40 - Mesa redonda com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.

(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)