Publicado em: 15/04/2025

Com três requerimentos, Márcio Alves solicita informações sobre as empresas GTX e Coopercicla e cumprimento de Lei Municipal

Assista as justificativas do parlamentar

Redação, Ivi Hoje, Por A.C.M.I.
Cb image default
Marcia Alves. Imagem / Reprodução / A.C.M.I.

Durante a Sessão Ordinária, realizada na noite de segunda-feira (14/4), o vereador Marcio Alves fez três requerimentos, no primeiro, Marcio requer cópia do contrato de processo licitatório, relatório de serviços prestados, e cópia das notas fiscais e aditivos, referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025, da empresa GTX, responsável pela manutenção da iluminação pública do município de Ivinhema.

“Esse requerimento, devido várias reclamações que teve entre virador e população, teve a ter um pedido de suspensão, ia ter um pedido de suspensão, aí me despertou um pouco o interesse de acompanhar isso de perto. Espera aí, se está querendo suspensão, algo de errado tem, prestação de serviço, e é complicado você falar, às vezes, sem ter documento na mão, que essa é uma da função nossa, que é fiscalizar.

Um fala que o contrato é 150 mil, o outro fala que é 100, o outro fala que, então, a forma da gente mostrar para a população é tê-los documento na mão, e não adianta ficar bravo, que não vai mudar nada. Essa documentação, se trabalha uma vez por semana, vou dar só um exemplo, uma vez por semana da pressão de serviço, no mês é 4 diária, se for 100 mil, um exemplo que seja só 100, dá 25 mil a diária, teria isso? Aí eu fiz um levantamento, o caminhão custa, o levantamento, o caminhão 2023, sexto aéreo Curitiba, 380, 350, achei uma camionete F250, Nova Andradina, sexto aéreo, 120 mil, então, com o mês, a gente já compra essa camionete, temos que ajudar de administração. Às vezes, essa é a economia, que vai sobrar um pouco mais de recursos, às vezes, para ver em outro setor.

Então, foi aí que me despertou, e aí eu estou gostando de ver, estou gostando, sempre foi assim, que permaneça assim, quando a gente requeria um documento, e se não tiver nada, nada que dá para economizar, estou a lembrar, a gente não tem jeito, fizemos três cotações no Paraná, em Campo Grande, em Três Lagoas, não tem como economizar aqui, está certo, e essa é a função, e vou explicar para a população, se tiver, eu acho que a gente tem que ajudar a diminuir isso e o valor, né?”, indaga Marcio.

No segundo requerimento, o vereador pede para que seja encaminhada a essa casa de leis, cópias, do contrato, de todo o processo de citatório, relatório de serviços prestado, cópia das notas fiscais, e aditivo da cooperativa dos catadores de materiais recicláveis, a COOPERCICLA, referentes aos anos de 2023, de 2024 e de 2025.

“Esse requerimento, é devido... até entendo, que parece que o contrato faz poucos dias, se que aconteceu, entendeu? É devido... reclamação, estive visitando alguns comércios aqui no Bairro Vitória, e lá não é que a gente fala muito por um grupo de WhatsApp.

Aqui no Bairro Vitória eu gosto de andar, às vezes, um pouco os comércios, e teve umas reclamações. Então, a gente não pode falar nada, sentar com a documentação, para saber como funciona, como está”, justifica Marcio.

Já em seu terceiro requerimento, o vereador requer informações sobre o cumprimento do Poder Executivo da Lei de número 1.717, de 24 de setembro de 2019, que institui a obrigatoriedade de divulgação da demanda atendida e lista de espera por vaga nos centros municipais de educação infantil pela secretaria municipal de educação do município de Ivinhema.

“Essa é uma lei que é de Autoria minha, sem dúvida de grande importância, até para acabar com, é bom quando a gente está no poder um exemplo assim, que aí a população vem atrás da gente, a gente vai na secretaria e tenta um exemplo, não, mas isso é a função que a gente tem, é fazer o correto para a população, não precisar vir até nós, que ela vai na educação, esteja funcionando perfeitamente, ela não precisa de nós, precisa de nós estar fazendo lei e fiscalizando para andar alinhado, então esse projeto de lei, sem dúvida vai ajudar muito aqueles que não têm amigos viradores e nem amigos secretários.

A lei vai ser cumprida, tem o prazo de 40 e 5 dias para o efeito responder e sem dúvida, fico muito, fiquei muito feliz de estar aqui como virador para fazê-la funcionar, porque sem dúvida nossa população vai ganhar muito, e é uma lei assim, eu estava no local, esteja fazendo essa pessoa, é por resto da vida, só tem a melhorar, às vezes alguém vai entrar com o emenda para melhorar ainda mais ela, mas se Deus quiser, ela vai entrar em vigor”, finaliza Marcio Alves.