Publicado em 28/07/2024 às 09:43, Atualizado em 28/07/2024 às 13:44

Desconfiado de fake news? Confira como alertar a Justiça Eleitoral

Qualquer pessoa pode enviar informações pela internet ao Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral

CampoGrandeNews,
Cb image default
Eleitor vê na tela do computador imagem para alertar sobre fake news. (Foto: Wilso Dias/Agência Brasil)

O Siade (Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral) recebe alertas da população sobre possíveis informações falsas que podem prejudicar as eleições e a participação dos candidatos, além de comunicados que incitem violência contra a Justiça Eleitoral. Qualquer pessoa pode registar um alerta informando os detalhes sobre as mensagens que recebeu.

Uma equipe do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) avalia os alertas recebidos e adiciona dados de contexto, como, por exemplo, matérias de checagem de fatos ou notas de esclarecimento oficiais que permitam evidenciar falsidades de conteúdo ou de contexto.

Em seguida, os alertas são enviados às plataformas digitais, para que avaliem a hipótese de violação de seus termos de uso, aplicando as medidas correspondentes. Se for caso de crime eleitoral de caráter administrativo, os alertas também são encaminhados às instâncias que podem tomar providências.

Para enviar um alerta basta acessar a área no site do TSE clicando aqui.

O Siade recebe informações sobre mensagens relacionadas a membros, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral; ameaças e incitação à violência; perturbação ou abolição do Estado Democrático de Direito; uso de inteligência artificial em desacordo com as regras e comportamento ou discurso de ódio, como racismo, homofobia, ideologias nazistas, fascistas ou odiosas contra uma pessoa ou grupo por preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, religião e quaisquer outras formas de discriminação. Também pode ser informado o recebimento de mensagem eleitoral não solicitada por Whatsapp.