Publicado em 29/12/2023 às 21:51, Atualizado em 31/12/2023 às 01:58
Câmara é o preferido dos eleitores com 45%, o prefeito Alan Guedes tem 13% e, pela esquerda, o vereador Elias Ishy recebeu 20% das intenções de votos
Está repercutindo positivamente a pesquisa divulgada no último fim de semana pelos meios de comunicação, apontando a liderança do deputado estadual Renato Câmara para prefeito de Dourados nas eleições de 2024. Este cenário coloca em confronto direto dois pré-candidatos de direita e um de esquerda: Renato Câmara (MDB) é o preferido dos eleitores com 45%, o prefeito Alan Guedes (PP) tem 13% e, pela esquerda, o vereador Elias Ishy (PT), recebeu 20% das intenções de votos.
Ao analisarem a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Cenário, articulistas políticos de plantão imediatamente consideraram que o cenário é absolutamente viável e acrescentaram: tem a grande chance de este ser o real quadro da campanha eleitoral do ano que vem, com apenas três candidatos, um quadro enxuto exatamente com os nomes que reiteradamente confirmam interesse em disputar a eleição.
Alan Guedes já tem as bençãos da senadora Tereza Cristina e de toda a cúpula de perrepistas para sua futura candidatura. Elias Ishy tem se destacado entre os petistas e, há muito reitera total interesse na pré-candidatura. Renato Câmara é ‘pré-candidato natural’ do MDB e já incorporou esta responsabilidade. Outros pré-candidatos, por enquanto são apenas ‘balão de ensaio’, porque dependem de muitas outras articulações de suas lideranças partidárias.
O Instituto Cenário ouviu 500 eleitores no último dia 16 de dezembro e, na análise de um advogado e articulista ouvido pelo Panorama do MS o pré-candidato a prefeito Renato Câmara é o que mais agrega e reúne condições favoráveis que o eleitor douradense está buscando. O Renato tem seu domicílio eleitoral em Dourados. O título é daqui, mora aqui há anos com sua família, tem escritório de atendimento em Dourados é um dos deputados mais atuantes por Dourados – observa o articulista.
As declarações levaram em consideração que Renato Câmara está envolvido com ações importantes em prol da população de Dourados, como o Hospital de Amor, já tendo viabilizado 6 milhões de reais para a clínica de Saúde, à época numa articulação com o ex-deputado federal Carlos Marun, também por fazer vários encaminhamentos atendendo órgãos, entidades e segmentos organizados da comunidade, e através de várias ordens, tem buscando apoio e investimentos do Governo do Estado para a saúde, infraestrutura, tapa-buracos, investimentos em escolas, sendo então, um político que tem se dedicado a fazer esta política por Dourados.
Em outra leitura, o entrevistado fez questão de lembrar que Renato Câmara começou sim a carreira política em Ivinhema onde foi um dos prefeitos mais arrojados do município e transformou a cidade, mas, agora é morador e ‘cidadão douradense’. Mostrando que conhece a trajetória política de Renato, citou que como prefeito ele levou usinas, articulou projeto de indústrias, empresas, apoiou os agricultores tradicionais com diversificação da produção e resolveu o problema da Saúde de Ivinhema porque construiu um hospital de primeira linha e instalou uma equipe médica eficiente, assim, teve um reconhecimento aprovado pela população.
“Por isso, muitos disseram que é este o prefeito que a gente precisa ter aqui em Dourados, pois, já comprovou que tem competência. Alguns não sabem que ele tem labutado na política douradense e quando veem o deputado nas ruas acham que ele está só de passagem, mas, ele reside aqui e já disputou eleição para prefeito de Dourados. Hoje, sim, este cenário com três candidatos é um caminho possível um projeto que representa o interesse dos douradenses”, sinalizou o articulista.
Renato Câmara ao ser interpelado pela reportagem apenas confirmou que após a publicação da pesquisa recebeu muitas mensagens de apoio a um projeto como este. “Recebemos manifestações de incentivo de lideranças comunitárias, empresariais e de diversas pessoas que antecipadamente acreditam em nossa pré-candidatura”, resumiu o deputado douradense.