Publicado em 25/08/2022 às 08:17, Atualizado em 25/08/2022 às 12:27

Ivinhema - Câmara aprova projeto que institui o Dia dos Desbravadores no município

Clube existe desde 1995, contando atualmente com 35 participantes

Da Redação,, Via ACMI
Cb image default
Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950. Imagem: (Divulgação/ACMI)

Na noite da última segunda-feira (22), ocorreu a 61ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Ivinhema. A cerimônia que se iniciou às 18:00h, contou com a presença de 10 vereadores e foi transmitida ao vivo pela rádio Itapoã FM e pela página do Facebook “Câmara de Ivinhema”.

Um projeto de autoria do Presidente Valdemar Angelo – Dema, instituiu, no calendário do Município de Ivinhema, o Dia Municipal dos Desbravadores, a ser comemorado, anualmente, no 3º sábado do mês de setembro. No plenário se fazia presentes representantes deste grupo acompanhando a sessão.

Foi destacado na justificativa que o Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia, e em Ivinhema, o Clube existe desde 1995, contando atualmente com 35 participantes.

Fazem parte meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião, que se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Vibram com atividades ao ar livre, acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidades e disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais.

Além disso, combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos.

“As atividades desenvolvidas nesses clubes objetivam o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos jovens, envolvendo orientação sobre saúde, convívio social, família, trânsito, religião. Não só contemplam o comportamento saudável na sociedade, como promovem o crescimento interior e espiritual de cada um”, informou também o vereador Dema.