Publicado em 05/06/2023 às 21:59, Atualizado em 07/06/2023 às 04:14
Dema falou sobre a importante data, e os tristes fatos de censura à imprensa que ocorreram na época, e no decorrer dos séculos
Na noite da última segunda-feira (05), após a 88ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Ivinhema, foi realizada uma cerimônia de homenagem ao Dia da Imprensa, comemorado este ano no Brasil no último dia 1ª de junho. O momento especial contou com a presença de 09 vereadores e foi transmitida ao vivo pela página do Facebook “Câmara de Ivinhema”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ivinhema, Valdemar Angelo – Dema (PDT) iniciou suas falas com a leitura sobre a importante data, lembrando quando surgiu o primeiro jornal no país em 1808, e os tristes fatos de censura à imprensa que ocorreram na época, e no decorrer dos séculos.
“A imprensa sindical, trabalhadora, independente e profissional representa hoje o pilar da democracia, e a imprensa, por meio de inovações tecnológicas ao longo do tempo, levou notícias e informações de forma cada vez mais precisa e rápida, indo desde meios de comunicação como jornais, revistas, rádios e televisão, até chegar ao ambiente das redes sociais”, disse Dema.
Diversos profissionais da imprensa e da comunicação se fizeram presentes na sessão, representando rádios, sites e jornais locais. Cada meio de comunicação foi representado por um membro para receber um certificado parabenizando pelos serviços, entregue em mãos pelos vereadores.
Cada jornalista teve a oportunidade de falar sobre o momento de reconhecimento ao receber a homenagem, onde destacaram a importância da data comemorativa, e por ser um dia de luta em prol dos direitos da imprensa e da liberdade de expressão. Além disso, a emoção tomou conta ao lembrarem de profissionais deste meio que já se foram, mas ajudaram a colaborar com esta classe em Ivinhema.