Publicado em: 20/05/2025

José Wilson faz moção de aplausos à Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e a Usina Adecoagro

Assista as justificativas do parlamentar

Redação, Ivi Hoje, Por A.C.M.I.
Cb image default
Zé Wilson. Imagem / Reprodução / A.C.M.I. 

Durante a décima terceira sessão ordinária, realizada na noite de segunda-feira (19/5), o vereador José Wilson da Silva apresentou duas moções de aplausos, uma à Defensoria Publica de Mato Grosso do Sul e outra à Usina Adecoagro.

A Câmara Municipal de Ivinhema, pelo vereador abaixo assinado nos termos das suas atribuições, que eles são asseguradas na Lei Orgânica Municipal, na forma do artigo 35, inciso 15, no vigente regimento interno desta Casa de Leis, concede moção de aplauso à Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, na pessoa de seus representantes na cidade de Ivinhema, pelos relevantes trabalhos jurídicos prestados em defesa dos direitos da população. A Defensoria Pública, na cidade de Ivinhema, exerce trabalho incansável e essencial no desempenho e na promoção da justiça e na defesa dos direitos fundamentais, especialmente dos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Assista!

Venha a preceito da Constituição Federal de 88, artigo 134. A Defensoria Pública é instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe como expressão o instrumento de regime democrático fundamental e orientação jurídica em promoção dos direitos humanos e a defesa em todos os graus judiciais e extrajudiciais dos direitos individuais, como também coletivos, de forma integral e gratuita aos necessitados na forma do inciso 74, do artigo quinto, da Constituição Federal da redação dada pela emenda do número 80 do ano 2014. Em especial, esta moção homenageia à Defensoria Pública da Comarca de Ivinhema, que tem-se destacado através de seus representantes em todo o Estado pela excelência de sua atuação, pelo atendimento humanizado, pela competência técnica de seus profissionais e pelo compromisso diário com a cidadania, como também pelo interesse social.

A Defensoria Pública é instrumento indispensável ao Estado Democrático de Direito e exerce papel fundamental na garantia do acesso à justiça, sendo o motivo de orgulho para a sociedade sul-mato-grossense, sobretudo pela qualidade de serviço prestado em Ivinhema. A prestação de moção visa destacar a importância dessa instituição e de seus profissionais na pessoa do Defensor Dr. Seme Mattar Neto e também do Dr. André Santelli Antunes, especialmente por ocasião do Dia Nacional da Defensoria Pública, 19 de maio, data em que se celebra também o valor da justiça social, pois os motivos requer a esta Casa de Leis a aprovação desta moção de aplausos em reconhecimento a esta instituição fundamental ao exercício da cidadania e de seus profissionais na comarca de Ivinhema, Plenário de Deliberações, vereador Benedito Ferreira, Câmara Municipal de Ivinhema, Estado de Mato Grosso do Sul, hoje 19 de maio de 2025.

“Em vista do conhecimento do trabalho prestado pelo doutor Seme e também pelo doutor André, como também hoje nós comemoramos o dia da Defensoria Pública, estou apresentando este pedido de aprovação dessa moção de aplausos pelo trabalho prestado por esses profissionais que atua de forma brilhante em nosso município. Há números que a gente vai estar colocando no projeto depois, na próxima sessão, que comprova que a Defensoria de Ivinhema resolve mais questões do que a Defensoria, por exemplo, da cidade de Naviraí, que tem quase o dobro da nossa população, colocando assim a nossa Defensoria em um local de destaque no Estado e isso se dá justamente pela equipe que a lhe temos e os defensores que têm a boa vontade de atender o cidadão que procura a Defensoria com todo tipo de situação para ser resolvido. Por essa questão, eu conclamo os demais pares para que possamos votar aprovando esta presente moção”, justifica José Wilson.

O vereador também apresentou moção de aplausos para Usina Adecoagro S.A.

“A Câmara Municipal de Ivinhema, por meio do seu vereador José Wilson da Silva, concede a moção de congratulação à empresa Adecoagro do Vale do Ivinhema, S.A., em reconhecimentos as relevantes contribuições prestadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do município de Ivinhema.

A moção visa destacar a atuação da empresa, no fomento, a geração de empregos, no fortalecimento do setor agroindustrial e nas ações de responsabilidade social junto à comunidade do Vale do Ivinhema.

Sobre a empresa Adecoagro, nós conseguimos a biografia da empresa. Eu vou estar lendo agora neste momento.

Com sede no Xingú e acionista em todo o mundo, Adecoagro é uma das principais produtoras de energia renováveis e alimentos da América do Sul, presente em três países. No Brasil, desde 2004, a companhia atua na produção de açúcar, etanol e biogás, no caso biometano, e com geração de energia elétrica, com três unidades industriais, a usina de Monte Alegre, no estado de Minas Gerais, e o Kruste, formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de até 14,2 milhões de toneladas de cana por safra, reunindo mais de 7 mil colaboradores e colaboradoras no Brasil, dados de abril de 2014.

Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucro-energético mundial. Gerar relações de confiança a partir da criação de vínculos, do investimento social e do apoio às iniciativas faz parte do legado que a Adecoagro constrói todos os dias. Localmente, a companhia se orgulha de participar ativamente da vida da cidade, com apoio de inúmeros projetos.

Desde 2014, a companhia já impactou, positivamente, a vida de estudantes do ensino fundamental e educadores, contribuindo com a melhoria do IDEB, de desenvolvimento da educação. O município de Ivinhema, que está em 5.9, acima da média do Estado de Mato Grosso do Sul e Brasil por meio do programa Escola nota 10, que capacita professores do primeiro ou quinto ano de ensino fundamental das escolas municipais e projetos territórios do saber do programa de desenvolvimento local sustentável, que recentemente integrou a biblioteca sonhar para transformar na Escola Rural Benedita Figueiró, em Ivinhema, com mais de 585 novos livros no acevo para despertar o interesse na leitura das nossas crianças.

Capacitar os colaboradores tem sido uma constante na adequada, em busca de excelência operacional, formação de times de alto desempenho, engajamento, comprometimento num ambiente de trabalho, com criatividade, participação e confiança.

Alguns exemplos são os programas de formação de liderança, como líderes e coordenadores, de jovens e também talentos, e jovens talentos e aprendizas, e atividades técnicas e comportamentais, pois esse motivo requer, a esta Casa de Leis, a aprovação desta moção de congratulação, reconhecimento a esta empresa responsável pela geração de renda, emprego e em nossa região, através de práticas que fomentam a sustentabilidade ambiental, como também social. Sr. Presidente, pelos motivos já expostos nesta leitura e por muitos outros, que poderemos citar, eu trago esta solicitação dessa homenagem à empresa Adecoagro. É visivelmente perceptível e nós temos, vereador Bira, uma Ivinhema antes da Adecoagro e uma Ivinhema depois da chegada dessa empresa na nossa cidade.

Na verdade, este que vos fala aqui, eu só vim para Ivinhema, porque eu vim, logicamente, com interesse de trabalhar nessa empresa. Eu não dei um dia de serviço na empresa até hoje, mas eu vim para cá para trabalhar na Adecoagro, mas chegou aqui, o destino me levou para outros caminhos. Então, a Adecoagro me trouxe para cá, esse movimento todo me trouxe para cá.

E como já mencionei, a história de Ivinhema se divide num período onde a Adecoagro e depois de chegar da cidade, dessa empresa na cidade, a cidade se desenvolveu, chegou o crescimento econômico e desenvolvimento. Enfim, os filhos que antigamente se formavam têm que viajar para as cidades maiores, para poder trabalhar hoje. Em grande parte, fica no município.

Enfim, essa empresa realmente tem mudado a história da cidade. Eu acredito que a mesma merece ser homenageada por esta casa. Lembrando que a biografia nós conseguimos com a autorização da própria empresa.

É a própria empresa que nos mandou a biografia para o intermedio da nossa equipe, o Eduardo, ele tem que já trabalhar lá. A gente conseguiu a biografia, levou-se um tempo para poder os dados chegar em nossas mãos, a própria diretoria que nos forneceu. Então, eu conclamo os nobres pares para, junto comigo, aprovarmos esta moção de congratulação pelo papel, pelo trabalho que essa empresa tem feito em nosso município”, relata José Wilson.