Publicado em: 08/05/2025
Assista a discussão entre os parlamentares
Durante a décima primeira sessão ordinária, realizada na noite de segunda-feira (5/5), a vereadora Lucimar Oliveira Viana, solicitou a secretária municipal de saúde, para que estude a possibilidade de contratação de mais profissionais médicos pediatras para o CEM - Centro de Especialidades Médicas.
“A presente de indicação surge em atendimento uma solicitação constante da comunidade especialmente de pais e responsáveis que têm expressado grande preocupação com a falta de atendimento pediátrico no CEM, o nosso Centro de Especialidade Médica, atualmente o CEM encontra-se sem médico-pediatra em atividade devido à questão burocrática relacionada à documentação dos profissionais já contratado o que vem atrasando o início dos atendimentos e deixando as famílias sem o suporte necessário enquanto esses trâmites não são resolvidos as crianças continuam aguardando atendimento e os pais enfrentam séries de dificuldades sendo muitas vezes obrigada a buscar alternativas na rede particular mesmo quando não tem condições financeiras para isso, sabemos que a saúde não pode esperar especialmente quando se trata de crianças, que a demanda e a atenção médica rápida, especializada e continua diante dessa situação solicitamos que seja avaliada com urgência a possibilidade de contratação de mais profissionais pediatras para atuarem no CEM*.
Assista!
*Pois mesmo após a finalização da documentação do profissional será necessário reforçar a equipe para garantir um atendimento mais ágil precisamos fazer essa fila andar, precisamos de mais qualidade para acolher melhor as famílias que esperam por esse serviço eu gostaria de explicar um pouquinho dessa minha indicação, na verdade o hospital tem uma excelente profissional pediatra mas infelizmente, ela não está disponível para consultas no CEM, ela está fazendo só o trabalho na sala de parto para receber os recém-nascidos e por uma emergência um caso cirúrgico ou algo assim, então existe a contratação que está em trâmite ainda de uma pediatra mas eu busquei saber essa documentação às vezes pode demorar até dois meses então nós estamos com a fila extensa de crianças que estão aguardando atendimento eu posso até relatar uma história eu não vou citar nomes, embora ela me autorizou mas eu tenho uma mãe que me procurou a semana passada, inclusive ela com as receitas com os exames, com os encaminhamentos ela vem acompanhando a criança os médicos vem acompanhando desde que nasceu e ela levou no hospital em abril de 2024, até os exames ficaram pronto veio para maio de 2024, ela foi atendida o retorno ficou para novembro de 2024, ela retornou já não tínhamos mais pediatra no CEM, então novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, agora em abril ela retornou, teve que passar pelo clínico geral por não ter o pediatra e o clínico passou o encaminhamento para que ela procura essa secretaria de saúde, ela necessita de um atendimento para o filho, que seja um atendimento pediátrico, essa mãe foi a semana passada na secretaria de saúde, foi informada que não tem pediatra mesmo e simplesmente orientou para que a mãe procurasse atendimento particular, ela voltou e me pedindo ajuda, eu disse para ela voltar lá na secretaria e dizer, eu não entendi, é para eu procurar um particular, mas vocês vão me dar uma requisição? vão me pagar a consulta? porque ela não tem condições, então esse foi um dos casos eu tenho, uma outra paciente que está quatro meses esperando atendimento para o filho, então sabemos a secretaria de saúde fez vídeos alertando sobre os problemas respiratórios, que está tendo na cidade, entendo que é a nível até nacional, mas mesmo com essa contratação mesmo finalizada uma profissional apenas para atender essa demanda do nosso município, é muito pouco então eu peço para que seja estudada a possibilidade de contratação de mais profissionais na área pediátrica com urgência para o nosso município”, justifica Lucimar.
Em outra indicação, a vereadora solicitou ao DEMTRIVI que estude a possibilidade da implantação de pelo menos dois redutores de velocidade do tipo quebra-molas na Avenida Canadá, situada no bairro Triguenã.
“Essa indicação vem atender a um pedido de gente dos moradores do bairro Triguenã, que estão muito preocupados com a velocidade excessiva dos veículos na Avenida Canadá, especialmente no trecho em frente ao cemitério, onde o fluxo é mais intenso e risco de acidente constante. Muitas famílias já me procuraram relatando situações de perigo com carros e motos passando em alta velocidade, colocando em risco a segurança de crianças, idosos e pedestres em geral. Diante disso estou solicitando a Prefeitura e a Secretaria de Obras, que estudem com urgência a viabilidade de instalar pelo menos dois redutores de velocidade do tipo quebra-molas nessa
via, sendo um em frente ao cemitério e outro em um ponto estratégico conforme a avaliação técnica. O objetivo é simples, salvar vidas, garantir mais segurança no transito e devolver tranquilidade aos moradores daquela região. O pedido de quebra-molas é um pedido tão simples para a gente pedir. Às vezes a gente já diz que vem mais um pedido de quebra-molas, mas quem mora nas regiões que têm um grande fluxo, embora as pessoas as pensam lá embaixo, a última rua, a rua do cemitério, mas aquela rua é bem comprida, ela é bem larga. Então talvez, eu não sei qual o motivo, porque eu soube
que já teve outros vereadores que fez pedido no passado, mas pelo jeito não foi atendido, porque se eu estou sendo procurada por moradores mais uma vez, é porque ainda não tem.
Então eu peço para que seja feito o estudo, para que possa ser colocado os quebra-molas naquela rua para evitar acidentes. Animais já têm perdido a vida ali. Muitas famílias têm ficado assim em seus animais. Então antes que aconteça com uma criança que venha a acontecer uma tragédia, nós precisamos tomar providência. Então o papel do vereador está aqui, é pedir. Eu estou atendendo os moradores daquela rua e aí cabe ao executivo se vai me atender ou não” conclui Lucimar.