Publicado em 24/05/2024 às 20:08, Atualizado em 24/05/2024 às 19:10

“Mitos e verdades” marcarão palestras do II Seminário Estadual do Leite da ALEMS

Renato Câmara afirmou que fatores diversos têm contribuído para a diminuição da produção de leite em Mato Grosso do Sul

Redação, Ivi Hoje, Por Roney Minella
Cb image default
Coordenador da Frente Parlamentar do Leite da ALEMS, deputado Renato Câmara. Foto: Igor Silva

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul atendendo proposição do vice-presidente da Casa, deputado estadual Renato Câmara (MDB), definiu, por meio da Frente Parlamentar do Leite, a realização do II Seminário Estadual do Leite de MS para o próximo dia 4 de junho. “Vamos desmistificar que o consumo de leite faz mal à saúde. Mostraremos que é alimento saudável e recomendado por médicos nutricionistas, pediatras e pela Organização Mundial de Saúde”, frisou Renato que é o coordenador da Frente na ALEMS.

A realização do II Seminário do Leite com o tema “Mitos e Verdades” conta com as parcerias da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e terá como palco o Plenário “Júlio Maia” da ALEMS.

Ao destacar a importância do Seminário, Renato Câmara afirmou que fatores diversos têm contribuído para a diminuição da produção de leite em Mato Grosso do Sul. “Além dos problemas mercadológicos resultantes da importação do leite de países vizinhos, um dos principais desafios de nossos produtores é aumentar o consumo. Com o preço baixo pago ao produtor e com consumo em queda, a atividade leiteira fica ameaçada. Nosso compromisso como coordenador da Frente Parlamentar do Leite é buscar soluções, apontar caminhos, lutar por incentivos aos produtores e às indústrias lácteas. Através deste evento esclareceremos fatos para que mais famílias, crianças, principalmente nas escolas, bem como jovens, adultos e idosos adotem o costume de consumo diário de leite. Neste sentido, temos convicção de que também contribuímos com o setor e com a saúde das pessoas, por isso, a grande importância da participação de autoridades, produtores e da população neste Seminário”, argumentou Renato, o Deputado do Agro.

O II Seminário Estadual de Leite de MS definiu a seguinte programação:

13h – Credenciamento;

13h30 – Mesa de Abertura

14h – 1ª Palestra: Diferença sobre alergia ao leite e intolerância à lactose: Aspectos clínicos, gravidade e segmento do paciente, com exposições da Dra. Stella Arruda Miranda – Médica Pediatra, Alergista e Imunologista pela Associação Brasileira de Alergia (Asbai), professora do curso de medicina da Uniderp e atual Presidente da Asbai - Regional MS.

A Coordenação de mesa estará a cargo do produtor de leite e profissional de Marketing, Ronan Salgueiro - Presidente da ABRALEITE;

14h30 – 2ª Palestra: Leite sob lupa, desmistificando mitos e verdades, apresentação de Tereza Cristina Abranches, Nutricionista ASMAN - Associação Sul-Mato-Grossense de Nutricionistas.

Coordenação de mesa: Médica Veterinária Paula Laryssa Souza Pereira - Analista de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR /MS;

15h – 3ª Palestra: Mitos e Verdades sobre o leite com o Dr. Leonardo Aydos, Nutricionista e Doutor em Saúde pela UFMS.

A Coordenação de mesa ficará sob a responsabilidade do médico veterinário Paulo Fernando Pereira Barbosa, Presidente da Silems - Sindicato das Indústrias e Laticínios de Mato Grosso do Sul;

15h30 – Mesa Redonda: Moderador: Profª Dra. Camila Soares Cunha – UFMS, tendo como participantes: Dr. Leonardo Pereira Alves – Perito Médico, Dra. Stella Arruda Miranda - Médica, Alergista e Imunologista, Tereza Cristina Abranches - Nutricionista ASMAN, Dr. Leonardo Aydos - Nutricionista, Ronan Salgueiro – Diretor da Abraleite, Rogério Thomitão Beretta – Secretário Executivo da Semadesc, e o deputado estadual Renato Câmara.

(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)