Publicado em: 27/08/2025

Prof.ª Denir apresenta Moção Honrosa de Reconhecimento ao Projeto Sagrado Coração e pede instalação de bancos públicos na praça do bairro Eco Park

Redação, Ivi Hoje, Por A.C.M.I.
Cb image default
Professora Denir. Imagem / Divulgação / A.C.M.I. 

Durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara de Ivinhema, realizada na noite da segunda-feira (25/8), a vereadora Valdenir Martins (PSD), apresentou Moção Honrosa de Reconhecimento ao Projeto Sagrado Coração.

A Câmara Municipal de Ivinhema, por meio da vereadora Valdenir Martins, no uso das atribuições que lhe são asseguradas pela Lei Orgânica Municipal e pelo vigente regimento interno desta Casa de Leis, submete a apreciação de todo Plenário a presente Moção Honrosa de Reconhecimento ao Projeto Sagrado Coração neste município de Ivinhema - Estado de Mato Grosso do Sul, pelos cumprimentos pela determinação e pelo relevante trabalho social desenvolvido pela entidade, Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração, esta Câmara Municipal concede a presente moção honrosa de reconhecimento.

Submetemos a apreciação dos nobres pares o projeto de Moção Honrosa de Reconhecimento de número 002 de 18 de agosto de 2025. A presente honraria pretende homenagear o Projeto Sagrado Coração mantido pela Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração neste município de Ivinhema, cuja história importa registrar.

O Projeto Sagrado Coração teve início com as irmãs catequistas do Sagrado Coração no dia 8 de Maio de 1987. Chegaram em Ivinhema a irmã Maria Paola e a irmã Benedita, acompanhadas pela delegada da congregação a nossa irmã Gilsepina Anatrone. As irmãs foram recebidas pelo padre João Volmi e por alguns membros da comunidade. Uma casa de madeira localizada na rua Antônio Nunes da Silva, no número 569, no bairro Piravevê, foi a primeira residência das religiosas. Posteriormente, a congregação das irmãs missionárias catequistas do Sagrado Coração adquiriu o terreno da Rua Silvino Ferreira do Nascimento, número 102, Bairro Itapoã e a Someco fez a doação de uma parte do terreno, onde hoje é construído o projeto.

Testemunhas relatam que, inicialmente, as irmãs realizavam atividades e trabalhos manuais com as crianças e adolescentes, em uma edícula localizada na Rua 1, também no Barri Itapoã.

Já no dia 12 de julho de 1989, teve inicio o projeto de apoio ao menor, o PAM, que atendia cerca de 200 crianças e adolescentes diariamente. Desde a sua fundação, a entidade vem desenvolvendo um intenso trabalho voltado ao incentivo e à consolidação da participação do voluntariado de forma comprometida e responsável, buscando orientar talentos e potencialidades. Daqueles que desejam se engajar na causa social, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e solidária, pessoas que participaram do projeto de apoio ao menor relatam terem vivenciado diversas atividades, como o teatro, horta, marcenaria, artesanato, capoeira, além de momentos de oração para o fortalecimento espiritual. Já em 2004, o projeto de apoio ao menor passou a se chamar Projeto Sagrado Coração, assumindo a forma de serviço, de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se de uma entidade filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos, que tem como finalidade apoiar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, sem distinção de cor, raça e religião. O projeto oferece a essas crianças e adolescentes a oportunidade e aprendizagem de valores morais e sociais sólidas, contribuindo para a formação do caráter de cada indivíduo e prevenindo situações de risco e vulnerabilidade social. Atualmente, o Projeto Sagrado Coração busca atender as necessidades sociais e familiares promovendo fortalecimento de vínculos sociais, amizade, respeito e valores éticos, morais e culturais, entre outros.

Destacamos que, no momento, cem crianças e adolescentes frequentam o projeto no contraturno escolar, recebendo refeições e participantes de oficinas como artesanato, coral, capoeira, rodas de conversa, apoio escolar, além de outras atividades de socialização cultural, lazer e interação, por meio das atividades de oficinas realizadas. O Projeto Sagrado Coração continua a contribuir para o desenvolvimento integral dos atendidos, promovendo o crescimento harmonioso e sólido de cada um. Por estas razões, conclamo aos nobres pares para a aprovação da presente moção honrosa de reconhecimento.

Plenário de deliberações, vereador Bendito Ferreira, da Câmara Municipal de Ivinhema – Estado de Mato Grosso do Sul.

Denir falou sobre a presente Moção Honrosa: “Essa moção honrosa de reconhecimento, o que é o Sagrado Coração de Jesus, é um projeto que está aí há muito tempo, que faz esse trabalho com as crianças de contraturno. É um trabalho maravilhoso, eu sempre posso dar uma passadinha lá para ver, então a gente reconhece o trabalho das irmãs, com os professores, esse trabalho. E hoje, parece que, num momento, mais ou menos 100 crianças são atendidas lá no contraturno. Eles vão na escola num período, no outro período eles vão para lá. Isso tira as crianças da rua, isso faz com que as crianças se preocupe a aprender mais, tem alguém para estar ensinando eles, então é um projeto maravilhoso”.

Já em sua indicação, Denir solicitou ao Secretário Municipal de Obras, para que seja estudada a viabilidade da instalação de bancos públicos na praça do bairro Eco Park.

“Essa indicação foi uma mãe que me fez. Ela disse que toda vez que ela vai no parquinho com os filhinhos dela, ela tem que ficar em pé, não tem onde sentar.

Então os filhos estão brincando, ela não tem onde ficar. Ela fica em pé lá e então seria necessário, não, é necessário, os bancos, pelo menos uma meia dúzia de banco para os pais ficarem sentados enquanto as crianças brincam, enquanto jogam bola, essas coisas. Então essa indicação foi feita para o prefeito e para o Jonathan, nosso secretário de obras. Eu espero ser atendida”, justifica Denir.