Publicado em 20/02/2019 às 20:19, Atualizado em 30/08/2022 às 16:48
Conforme o deputado, o evento deve ocorrer em diversos municípios, como forma de resgatar e divulgar o gênero musical
Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Festival Encontro com a Música Clássica, a ser realizado, anualmente, na primeira quinzena do mês de novembro.
Conforme o deputado, o evento deve ocorrer em diversos municípios, como forma de resgatar e divulgar o gênero musical. O objetivo é de fortalecer a presença da música erudita no cenário cultural de Mato Grosso do Sul, reunindo nomes de expressão nesta área, tanto de MS quanto de outros Estados.
“O festival busca a valorização de artistas regionais ao promover concertos com cantores e instrumentalistas da música popular, muitas vezes usando os símbolos do nosso Estado, como a viola de cocho e a viola caipira. Este projeto reforçará o compromisso com a cultura sul-mato-grossense”, destacou Renato Câmara.
O festival
Desde a primeira edição em 2007, o festival atrai artistas da Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Itália, Bulgária, Estados Unidos e Trinidad y Tobago. A partir de 2013, o encontro foi estendido para cidades do interior do Estado. Em mais de 25 municípios foram realizados os espetáculos musicais.
Consolidado como o mais tradicional festival de música erudita de Mato Grosso do Sul, o Encontro com a Música Clássica chega a 13ª edição. “Nosso objetivo com o projeto de lei é consolidar e fortalecer essas atividades no interior. Queremos que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer a música de concerto”, comentou Renato Câmara.