Publicado em 09/08/2023 às 18:57, Atualizado em 09/08/2023 às 23:05
Pedido representa um anseio da população e, principalmente, da entidade assistencial, pois, auxiliará sobremaneira o atendimento das demandas
O deputado Renato Câmara (MDB) está fazendo gestões junto ao senador Nelson Trad Filho e ao Deputado Federal Geraldo Resende, solicitando a viabilização de recursos federais para aquisição de um carro adaptado para atender as demandas da ASSIPED - Associação Supera Sidrolandense da Pessoa com Deficiência, localizada no município de Sidrolândia.
Ao apresentar a Indicação durante a sessão plenária desta terça-feira (08-08), o vice-presidente da Assembleia Legislativa observou que esta reivindicação sintetiza um pleito do vereador Adavilton Brandão, encaminhado ao deputado por meio do Ofício nº 20/2023, da Câmara Municipal de Sidrolândia. “Portanto, este é um pedido que representa um anseio da população e, principalmente, da entidade assistencial, pois, auxiliará sobremaneira o atendimento das demandas da Associação Supera Sidrolandense da Pessoa com Deficiência – ASSIPED”, justifica Renato.
A ASSIPED atende as demandas das comunidades de Dois Irmãos do Buriti, Maracaju e dois distritos vinculados ao município de Sidrolândia, além de diversos assentamentos e aldeias do município. Os serviços prestados, tais como fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, e acompanhamento com assistente social, são fornecidos de forma gratuita. Em relação aos municípios, aldeias e assentamentos supramencionados, a ASSIPED atua fornecendo informações, doações, empréstimos de material para as pessoas com deficiência, e em alguns casos, transporte para atendimento médico.
O vereador Adavilton Brandão informa que a ASSIPED em parceria com o Governo Municipal, adquiriu um terreno com 5.000 metros quadrados e será iniciada a construção de sua sede própria. Em sua análise, o deputado Renato prevê que com essa construção, a região de atendimento será ampliada, tanto em quantidade de procedimentos como em quantidade de pacientes. “Contudo, sem um carro próprio, torna-se inviável manter o serviço de locomoção para pessoas com deficiência, principalmente aquelas que residem em aldeias e assentamentos”.
“A grande maioria dos beneficiários não possui meios de transporte, tornando-se totalmente dependentes da instituição. Portanto, a aquisição do carro adaptado possibilitará a manutenção e expansão dos serviços de transporte, sendo essencial para atuação da entidade e para o bem-estar das pessoas com deficiência atendidas. Isso significa que o atendimento desta reivindicação proporcionará longo alcance social, sobretudo, às pessoas que mais precisam da mão amiga do poder público”, argumenta Renato Câmara.