Publicado em 22/10/2024 às 20:08, Atualizado em 23/10/2024 às 00:13

Vereador Alessandro Petshop apresenta proposta para criação de cemitério público para animais em Ivinhema

Objetivo da solicitação é garantir local adequado para que os donos possam se despedir de seus animais de estimação de maneira digna e respeitosa

Redação, Ivi Hoje, Por A.C.M.I.
Cb image default
Dr. Alessandro. Imagem: (Divulgação/ACMI)

Na sessão legislativa realizada nesta segunda-feira (21), o vereador Dr. Alessandro Petshop trouxe à tona uma indicação que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores de Ivinhema, especialmente no que diz respeito à saúde pública e ao cuidado com os animais. 

Durante a sessão, que foi transmitida ao vivo pela rádio Itapoã FM e pela página oficial da Câmara de Ivinhema no Facebook, o vereador propôs a criação de um Cemitério Público para Animais no município.

A indicação foi formalmente direcionada ao prefeito Juliano Ferro (PSDB), com cópia enviada a autoridades do município, como o promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki, a Secretária Municipal de Saúde Zeine Mustafá de Souza Silva, o Diretor da Fundação Municipal do Meio Ambiente Divaldir Fialho, e a Diretora de Vigilância Sanitária Stela Leite Pierotti. A proposta visa que essas entidades e figuras públicas estudem a implementação deste projeto.

Em sua justificativa, Alessandro destacou que o objetivo dessa solicitação é garantir um local adequado para que os donos possam se despedir de seus animais de estimação de maneira digna e respeitosa.

Segundo o vereador, a inexistência de um espaço protegido, obriga muitas pessoas a enterrar seus animais de estimação em propriedades particulares ou, nos casos mais preocupantes, a descartá-los em terrenos baldios ou beira de estradas. 

Essa prática, além de desrespeitosa, apresenta riscos à saúde pública, visto que mesmo após o óbito, a decomposição de um animal contaminado pode liberar patógenos, afetando o solo e fontes de água, aumentando o risco de doenças e impactando tanto o meio ambiente quanto a comunidade. 

“Ao criar um espaço destinado exclusivamente ao sepultamento de animais, o município de Ivinhema estaria adotando uma medida preventiva de saúde, além de promover um ato de respeito e consideração para com os tutores” finalizou.