Amandina: Colisão frontal entre caminhões deixa motorista preso entre as ferragens

Acidente de trânsito foi registrado na Rodovia MS-276, entre a cidade de Ivinhema e o Distrito de Vila Amandina.

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Uma colisão envolvendo um caminhão Mercedes Benz com placas de Londrina/PR e um caminhão Volvo com placas, de Vicentina/MS, deixou danos de grande monta em ambos veículos e um dos condutores preso entre as ferragens dentro da cabine. O acidente aconteceu na altura do KM-146.

Segundo o apurado no local, o caminhão Mercedes seguia pela MS-276, carregado de cascalho, no sentido Amandina a Nova Andradina, quando por motivos a serem esclarecidos pela PMR (Polícia Militar Rodoviária), o motorista do caminhão de 48 anos, perdeu o controle, vindo a invadir a pista contraria por onde seguia o Volvo. Para a reportagem, o motorista do Mercedes disse que iria descarregar o cascalho em Batayporã.

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O caminhão Volvo, conduzido pelo motorista de 26 anos, seguia vazio e tinha como destino a cidade de Vicentina. Com a força do impacto, os caminhões foram para a fora da pista e parte da carga de cascalho caiu sobre o caminhão Volvo.

O Corpo de Bombeiros de Ivinhema esteve no local e com a utilização de seus equipamentos retirou o motorista do Volvo de dentro da cabine. Ele estava consciente, mas aparentava ter sofrido fraturas nas pernas. A vítima foi levada para um hospital da cidade de Ivinhema.

A ocorrência foi atendida pela PMR da base operacional de Amandina.

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Imagem: (Marcos Donzeli)

Confira abaixo o procedimento realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema!

Por volta das 7:45 horas da manhã de hoje - terça-feira, 17 - fomos solicitados pelos militares da PRE (Base no distrito de Amandina), acerca de acidente de transito envolvendo a colisão frontal de dois caminhões a aproximadamente mil metros daquela Base sentido o município de Nova Andradina.

Ao chegarmos no local, por volta das 8:20 horas, verificamos a procedência das informações, sendo que um das vítimas, a ocupante do veículo Volvo/VM 330 8X2R, encontrava-se presa às ferragens na altura dos dois joelhos. Observamos ainda que os dois caminhões encontravam-se no barranco e o caminhão caçamba que transportava terra e cascalho encontrava-se parcialmente tombado sobre o caminhão no qual encontrava-se a vítima.

Naquele instante não era possível verificar se havia fraturas na região ou hemorragia severa dado o volume de ferragens sobre a vítima bem como de terra com cascalho e parte da caçamba do outro veículo (M.Benz/LS 1924).

Iniciamos o trabalho de desencarceramentos realizando a remoção da porta do lado do passageiro e tentando afastar as ferragens de sobre a vítima com o objetivo de ao menos aliviar parte da pressão exercida pelas ferragens sobre a mesma, uma vez que as manobras de afastamento das ferragens se mostravam ineficientes frente ao peso do veículo e da carga exercidos sobre as ferragens e a vítima.

Diante disso, solicitamos apoio de guinchos objetivando destombar o caminhão caçamba que pressionava as ferragens contra a vítima.

Nesse ínterim, solicitamos também apoio de equipe médica no local (uma vez que a vítima apresentava pele pálida e pulso acelerado), sendo que se fez presente no local a pessoa do Doutor Willon, acompanhado de uma enfermeira.

Ao chegar no local, o médico informou que a vítima apresentava sinais vitais estáveis e que poderíamos dar continuidade aos trabalhos desencarceramento com posterior transporte a unidade hospitalar em Ivinhema sem a necessidade preliminar de nenhum procedimento invasivo.

Neste contexto, transitava pelo local um guindaste da empresa Porto Primavera Transmissão de Energia o qual utilizamos para ancorar os veículo de grande porte e realizar manualmente a remoção de parte da carga de terra e cascalho que ameaçavam tomar a cabine onde estava localizada a vítima.

Logo em seguida, passava pelo local um guincho da empresa Paião. Com o apoio deste guincho e após remover terra, cascalho e parte das ferragens que prendiam a caçamba de um dos veículo à cabine do outro, realizamos o destombamento do caminhão caçamba removendo a pressão exercida sobre as ferragens e a vítima além de viabilizar uma melhor via de acesso a mesma pelo lado do motorista.

Nesse sentido, realizamos a remoção da porta do lado do motorista e conseguimos melhor operabilidade das ferramentas que, agora, facilmente afastaram as ferragens. Um vez liberada, observamos que a vítima não apresentava fratura aparente tendo apenas um ferimento lacerante em seu antebraço esquerdo.

Realizamos o tratamento da ferida e imobilização da vítima em prancha rígida com colar e estabilizador cervicais com seu posterior transporte monitorado a unidade de saúde já relacionada.

A vítima ocupante do veículo M. Benz/LS 1924 não sofreu nenhuma lesão aparente e decidiu permanecer no local após ser atendida.

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