Publicado em 11/07/2024 às 17:18, Atualizado em 11/07/2024 às 21:23

Após duas semanas, MS volta a registrar mortes por dengue

Nesta semana foram confirmados duas mortes, em Itaquiraí e em Iguatemi

CampoGrandeNews,
Cb image default
Mapa mostra distribuição de mortes por dengue em MS (Foto: Divulgação)

Após duas semanas, Mato Grosso do Sul volta a registrar mortes por dengue em duas cidades. O Estado passa a ter 28 casos de óbitos confirmados pela doença, em 2024, mais da metade do número registrado no ano anterior. Outras 13 mortes ainda estão em investigação.

Conforme o boletim epidemiológico desta semana, o município de Itaquiraí, registrou a primeira morte por dengue. A vítima é um homem que tinha 67 anos e começou a apresentar os sintomas da doença  no dia 24 de abril. O idoso morreu quase um mês depois, sendo confirmado o óbito pela doença no dia 10 de julho. Segundo o relatório, ele era hipertenso.

Na cidade de Iguatemi uma jovem de 17 anos foi a segunda vítima da dengue no município. A menina começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 20 de junho e morreu no dia 10 de julho, mesmo dia em que o motivo do óbito foi confirmado. A jovem não possuía nenhuma comorbidade relatada. 

Desde janeiro, 14 cidades de MS registram mortes em decorrência da doença. Com cinco óbitos por dengue, Ponta Porã possui é o município que registrou o mais números de óbitos. Chapadão do Sul, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Bonito, Maracaju, Dourados, Laguna Carapã, Amambai, Naviraí, Iguatemi, Itaquiraí, Paranhos e Mundo Novo também registraram mortes por dengue.

O Estado já confirmou 14.033 casos de dengue, enquanto há outros 19.636 casos prováveis. Das 138.351 doses de vacinas recebidas, apenas 69.688 foram aplicadas em MS.