Publicado em 08/07/2024 às 13:12, Atualizado em 08/07/2024 às 20:36

Após longa seca, chuva começa a dar sinais com alerta de perigo em MS

A chuva forte oferece um risco maior à região leste do Estado, podendo atingir os municípios que fazem fronteira com o Paraná, como Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Batayporã

Midiamax/Uol,
Cb image default
Confira na imagem / Reprodução: Inmet.

Após um longo de período de seca, a queda da temperatura em Mato Grosso do Sul também traz chuva perigosa para o Estado. Nesta segunda-feira (8), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas de perigo para chuvas intensas, bem como para queda brusca da temperatura.

Conforme as publicações, as chuvas fortes oferecem um risco maior à região leste do Estado, podendo atingir mais os municípios que fazem fronteira com o Paraná, como Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Batayporã. O Inmet prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).

Já o alerta para a queda da temperatura chama a atenção para os risco que mudança oferece à saúde. Nesse caso, a previsão indica declínio de pelo menos 3ºC e 5ºC em quase todo o Estado. 

Tempo já fechou em Campo Grande

Na manhã de hoje (8), o tempo fechou em Campo Grande. A princípio, chuva tímida foi registrada em alguns bairros da região central.

A formação de nuvens carregadas é favorecida pela frente fria, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Com isso, há previsão de queda acentuada nas temperaturas, que não ultrapassa os 20°C na Capital.

Entre esta segunda (8) e quinta-feira (11), a previsão indica mudanças no tempo com aumento da umidade relativa do ar, aumento de nebulosidade, probabilidade para chuvas e queda significativa das temperaturas. Em alguns dias, os termômetros podem chegar aos 5ºC em Mato Grosso do Sul.