Publicado em 30/03/2023 às 22:32, Atualizado em 31/03/2023 às 02:36
Processo começa pela internet e segue de maneira presencial, nas agências do Detran-MS
Após renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os condutores de Mato Grosso do Sul têm acesso ao documento digital em até duas horas após exame médico. A rapidez é comemorada pelos motoristas e se deve aos avanços tecnológicos, desenvolvidos pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e por meio da integração da base de dados do Estado com o sistema nacional.
Rudel Trindade, diretor-presidente do departamento, revelou que a meta é modernizar cada vez mais os processos e serviços, com praticidade e de forma intuitiva, ou seja, de fácil acesso. “Temos hoje 95% dos nossos serviços nos meios digitais e temos a primeira Agência Digital do País em MS”, disse.
Pauline Avesani presenciou o processo de renovação da CNH do marido. Conforme a empresária, tudo foi rápido e descomplicado. "Meu esposo foi renovar a CNH lá no Bosque dos Ipês, foi bem rápido, em 40 minutos estava tudo certo e resolvido. Em pouco tempo a habilitação digital dele estava no celular, e parece que em uma semana chega lá em casa".
CNH - O documento na forma física é impresso em até 48 horas. O prazo de entrega pelos Correios no endereço do condutor é de 3 a 5 dias úteis. O Departamento de Trânsito alerta que para garantir agilidade no processo é preciso que o motorista mantenha os dados pessoais como: endereço, celular e e-mail atualizados no site do Detran.
Quanto à renovação da CNH, os condutores precisam comparecer, no dia e hora marcada, com 30 minutos de antecedência para captura de imagem, e ter em mãos o questionário médico preenchido e assinado.
Renovação - O processo para renovação começa com a abertura do serviço diretamente pela internet, através no Portal de Serviços 'Meu Detran'. O motorista pode escolher pela renovação normal ou se EAR, para exercer atividade remunerado.
Em seguida, é feita a emissão e recolhimento de guia. Por último, o agendamento dos exames psicológico (quando o condutor exerce atividade remunerada) e médico. Além disso, condutores habilitados nas categorias C, D e E precisam passar pelo Exame Toxicológico. -
Credito: Campo Grande News