Publicado em 29/05/2021 às 21:32, Atualizado em 30/05/2021 às 01:37
Prefeitos temem pela explosão de casos na terceira onda da pandemia em MS
Com a terceira onda de Covid-19 no Estado, a Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), convocou os 79 municípios do Estado para uma reunião virtual na próxima segunda-feira (31), na tentativa de frear a ação do coronavírus.
Presidida pelo prefeito de Nioaque, Valdir Couto (PSDB), o encontro da Assomasul pretende recomendar ações duras que o preconizado pelo Prosseguir para conter o avanço da doença durante o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (3).
“Nós prefeitos, estamos muito preocupados com essa terceira onda. Estamos enfrentando o pior momento em todos os municípios e vamos nos reunir na próxima semana para decidirmos medidas em conjunto', afirmou Couto.
Valdir salientou que a proibição de circulação entre os municípios será uma das ações sugeridas na reunião.
Neste sábado, o Estado registrou 2.998 casos de coronavírus, o maior número em 24 horas, desde o início da pandemia.
A expectativa da entidade é de que pelo menos 50% das cidades adotem as recomendações mais rígidas de circulação.
De acordo com o prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii (PSDB), este momento, com recorde de casos, mortes e internações por coronavírus no Estado, requer maiores cuidados no enfrentamento à doença.
Por ser um dos destinos turísticos mais procurados em MS, Horii acredita que a cidade não terá maior movimento durante o feriado de Corpus Christi, em razão das restrições de circulação vigentes.
Conforme com o último boletim epidemiológico divulgado neste sábado (29) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 287.157 pessoas já foram contaminadas pela Covid-19 em Mato Grosso do Sul.
A média móvel da última semana foi de 44,4 mortes diárias, a maior desde 29 de abril.
No total, 6.741 pessoas morreram em decorrência da doença.