Publicado em 16/11/2024 às 07:48, Atualizado em 16/11/2024 às 11:49

Auxílio-doença do INSS pode ser solicitado em 44 agências dos Correios em MS

Iniciativa iniciada no Nordeste foi ampliado para 2,2 mil municípios em âmbito nacional

CampoGrandeNews,
Cb image default
Fila em agência dos Correios. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Trabalhadores já podem solicitar o benefício por incapacidade temporária em 44 agências dos Correios em todo o Mato Grosso do Sul. A oferta do serviço, realizado por meio do Atestmed no Balcão do Cidadão, foi ampliada em parceria com o Ministério da Previdência Social e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para encontrar a agência mais próxima, basta clicar aqui e fornecer a localização.

A ampliação foi assinada em outubro, em Brasília, pelos presidentes do INSS e dos Correios, Alessandro Stefanutto e Fabiano Silva dos Santos, respectivamente, e pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O objetivo é que a parceria chegue a todas as unidades da estatal, que vão se somar às 1,6 mil do INSS que já ofertam o serviço, além do Meu INSS (aplicativo ou site) e Central 135.

Para solicitar, basta se dirigir até uma das agências dos Correios, onde o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS.

Ou ainda, os segurados podem ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, deixando para finalizar a solicitação nos Correios. Neste caso será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.

A parceria, conforme a nota divulgada à imprensa, busca dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento.

O que é Atestmed? - A plataforma é um serviço online que possibilita a solicitação do benefício sem a necessidade de passar pela perícia médica presencial. Com a nova parceria, funcionários dos Correios estarão disponíveis para auxiliar os segurados na realização do requerimento, além de digitalizar o atestado médico e outros documentos que serão enviados pelo aplicativo ou site Meu INSS.