Publicado em 25/07/2024 às 17:33, Atualizado em 26/07/2024 às 04:05

Calor vai predominar e umidade do ar pode chegar a 10% no final de semana em Mato Grosso do Sul

Haverá leve aumento de temperatura no final de semana, e o ar seco vai predominar

Midiamax/Uol,
Cb image default
Imagem / Divulgação / Governo MS.

As temperaturas seguem acima da média, com tempo firme, céu claro e umidade relativa do ar muito baixa, entre 10% e 30% em Mato Grosso do Sul, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima.

Segundo a previsão, haverá leve aumento de temperatura no final de semana, com ar seco predominando.

De sexta-feira (26) a domingo (28), a meteorologia prevê predominância do sol e variação de nebulosidade sobre o estado devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas.

Em relação às temperaturas, nas regiões sul, leste e sudeste do estado são previstas mínimas entre 17°C e 20°C, e máximas entre 30°C e 35°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste, a probabilidade é de mínimas entre 19°C e 24°C, e máximas entre 34°C e 37°C.

Já para as regiões norte e bolsão, esperam-se mínimas entre 16°C e 18°C, e máximas entre 32°C e 36°C.

Em Campo Grande, a previsão indica mínimas mais altas, entre 20°C e 22°C, e máximas entre 32°C e 34°C.

Ainda segundo o Cemtec, os ventos atuam do quadrante leste, de leste a nordeste, com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima dos 50 km/h.

Próxima semana

Para a semana que vem, entre os dias 29 e 30 de julho, há previsão de aproximação e avanço de uma frente fria que deverá favorecer aumento de nebulosidade e leve queda das temperaturas em Mato Grosso do Sul.

Os termômetros não devem sofrer muita variação. As mínimas esperadas estão entre 13°C e 15°C, principalmente na metade sul do estado.

Também há probabilidade de pancadas de chuvas, mas essas nas regiões extremo sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o modelo meteorológico GFS, os acumulados de precipitação previstos pelo para os próximos dias, entre 25 de julho e 1º de agosto, indicam probabilidade de ocorrência de chuvas de até 15 mm.