Publicado em 19/04/2023 às 21:05, Atualizado em 20/04/2023 às 01:18
Renato é coordenado e coordenador da Frente de Enfrentamento à Tríplice Epidemia
O combate à dengue tem sido pauta principal nos discursos e ações do Deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, nesse momento em que o Mato Grosso do Sul vive uma epidemia de dengue. De acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgados terça-feira(18) já foram confirmados 14.854 casos da doença no Estado.
Preocupado com o avanço dos casos e mortes, o deputado que é coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia, fez três importantes encaminhamentos. Um dos pedidos aconteceu durante uma reunião com a diretoria do Hemosul e o deputado federal Geraldo Resende (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul), na sexta-feira (14). Renato pediu recursos para aquisição de uma carreta itinerante de coleta de sangue.
“É muito importante estarmos com os estoques de sangue suficientes para atender quem precisa. Muitas pessoas vítimas de dengue estão com a vida em risco e necessitam urgentemente da doação de sangue, não podemos permitir que o estoque do Hemosul fique baixo, por isso fiz esse pedido para facilitar e ampliar a coleta”, destacou Renato.
Outro pedido foi apresentado ontem (18) na ALEMS em relação ao município de Dourados, maior cidade do interior de MS, que também sofre com o surto de dengue e mortes pela doença, inclusive um adolescente de 14 anos foi uma das vítimas fatais. Renato solicitou ao município informações sobre o plano estratégico de ação de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e Chikungunya. “Precisamos desses dados para auxiliarmos o município com verbas e estruturas para essas ações de prevenção e combate a doença”, explicou o deputado.
Na Sessão Plenária de hoje (19) Renato apresentou um requerimento para que seja instituída a Frente Parlamentar em apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias. Um dos objetivos é articular e discutir junto ao Governo do Estado acerca da melhoria e qualidade de condições de serviços aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como estimular e valorizar os profissionais.
“Os agentes são os profissionais que estão na linha de frente no combate à dengue, eles precisam de apoio e estrutura. Com a criação dessa frente parlamentar vamos buscar junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado investimentos no que tange a capacitação dos profissionais, aquisição de equipamentos e veículos de locomoção e demais estruturas que se fizerem necessárias para o bom andamento das atividades dos referidos profissionais”, frisou Renato.
Com imagem e informação do Dourados News