Publicado em 24/09/2021 às 15:11, Atualizado em 24/09/2021 às 19:15
Uma empresa fictícia com suposto endereço de Campo Grande está ofertando equipamentos hospitalares que custam aproximadamente R$ 6 mil reais, pela metade do preço. Porém o produto não chega ao endereço de quem adquire o produto.
O Procon de Mato Grosso do Sul entrou em ação e descobriu a fraude após denúncia de um profissional de saúde do estado de Alagoas, que comprou um aparelho de ondas curtas para aplicação em fisioterapia, pelo valor de R$ 3.886,00 e não recebeu a mercadoria.
Somente após consulta no site Reclame Aqui, onde constam mais de 80 relatos semelhantes é que o comprador se deu conta que havia caído num golpe.
Após fiscalização em diversos endereços o Procon por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) concluiu que a empresa não existe fisicamente e que o site da empresa na internet serve unicamente para aplicar golpes em vítimas que pagam por produtos que não serão entregues.
“Esse é um site falso, nós já estamos investigando inclusive que esse site já está com outro nome, já estamos em apuração para que a gente possa inibir essa prática criminosa que esse estelionatários fazem contra os consumidores”, destaca o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.
Estar sempre atento a alguns detalhes faz toda diferença para evitar esse tipo de ação. “Antes de fazer uma compra na internet, verifique se o site possui o cadeado de segurança, tire print de todas as telas, entre no chat deste site, faça uma pesquisa, consulte se ele não está na lista de sites não recomendados do Procon, procure conversar com as pessoas antes de decidir pelas compras”, orienta.
Mesmo ciente do prejuízo, o denunciante, morador do município de Arapiraca (AL) elogiou a ação do Procon-MS. “O Procon cumpriu com a missão dele. Missa satisfação é essa de que providências foram tomadas”.
O site do Procon conta com diversas ferramentas digitais voltadas ao direito do consumidor. Além do índice de empresas mais reclamadas, conta com pesquisa de preços, bloqueio de telemarketing, e também é possível fazer uma denúncia. Os mesmos serviços também estão disponíveis no aplicativo MS Digital.
Mireli Obando, Subcom
Foto: Edemir Rodrigues