Publicado em: 13/01/2026
Golpistas não param de fazer vítimas e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul investiga alguns casos
Os cartórios, recentemente, precisaram se manifestar por meio da assessoria de imprensa, dizendo que os criminosos têm se aproveitado de megavazamentos de dados no Brasil para aplicar golpes cada vez mais sofisticados. Assim, foram divulgadas orientações sobre boletos e intimações falsas. No entanto, cada vez mais preparados, os golpistas não param de fazer vítimas e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul investiga alguns casos.
Um cartorário experiente, que não terá o nome divulgado, disse que está difícil trabalhar, com tantas vítimas chegando e relatando golpes sofridos recentemente. “Estamos sofrendo demais com isso, todos os cartórios do Estado, incrível, é uma epidemia isso, esses caras tentando dar golpe. Tem que fazer boletim de ocorrência a todo momento, é enxugar gelo parece”, disse.
À reportagem, a delegada Bianca Carneiro, titular de Chapadão do Sul, a 329 km de Campo Grande, registrou que algumas queixas foram apuradas no ano de 2025. Neste ano, no entanto, ela disse que ainda não houve registros de boletins de ocorrência. A orientação é que as vítimas procurem a delegacia mais próxima, para que a polícia chegue até os criminosos.
Recentemente, uma das vítimas quase chegou a fazer um pix de R$ 18,4 mil aos golpistas, sendo que só não concluiu a transação porque o banco não aceitou. Veja trecho da conversa abaixo:
Cartórios fazem alerta para ‘fugir dos boletos falsos’
Utilizando informações reais como nome completo, CPF, endereço e até dados bancários, os golpistas criam boletos falsos e intimações de protesto que parecem legítimos, mas são totalmente fraudulentos. Na verdade, os documentos simulam notificações de Cartórios, cobranças judiciais e taxas associativas inexistentes. Muitas vezes, os golpistas usam brasões da República, nomes de instituições falsas e contatos de outros estados para dar uma aparência oficial à fraude documental.
Aumento no Fim de Ano
Os Cartórios de Protesto reforçam o alerta à população sobre o crescimento destes golpes neste período do ano. Com a realização de diversos mutirões de renegociação de dívidas, estelionatários estão se aproveitando da urgência das pessoas em quitar pendências financeiras para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas.
Segundo Daniel Emílio Fontana Fries, presidente dos Cartórios de Protesto de MS, é fundamental redobrar a atenção ao pagar boletos neste período. “Os criminosos se aproveitam da grande circulação de boletos e da pressa das pessoas para aplicar golpes. É essencial verificar a origem do documento antes de efetuar qualquer pagamento.”
Como Se Proteger
Os Cartórios de Protesto e a Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores do Brasil – MS) recomendam os seguintes cuidados:
Confira sempre os dados do beneficiário antes de pagar qualquer boleto.
Não clique em links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais que prometem descontos ou renegociações.
Acesse diretamente os canais oficiais dos Cartórios ou instituições financeiras.
Em caso de intimação, confirme a veracidade da dívida pelo site www.pesquisaprotesto.com.br ou entre em contato com o Cartório de Protesto da sua cidade pelo número (67) 3326-3712.
Lembre-se: por lei, o devedor tem até três dias úteis para quitar o valor após a intimação. Golpistas costumam exigir pagamento imediato.
Os Cartórios não enviam boletos por WhatsApp ou redes sociais. Toda comunicação oficial é feita por meios seguros e identificáveis.
Denuncie
Se você foi vítima ou recebeu uma cobrança suspeita, registre um boletim de ocorrência. O crime é estelionato e precisa ser denunciado para que as autoridades possam investigar e combater essas quadrilhas.
Para mais informações, acesse:
www.protestoms.org.br
www.pesquisaprotesto.com.br
Cartórios de Protesto de MS