Publicado em: 08/04/2025

Indústria abre mais de 3 mil vagas formais no primeiro semestre do ano em Mato Grosso do Sul

Resultado representa 31% de todo o emprego formal criado no estado no período

CampoGrandeNews,
Cb image default
Trabalhadores do setor de construção civil (Foto: Divulgação)

A indústria de Mato Grosso do Sul foi responsável por quase 3,6 mil novas vagas formais entre janeiro e fevereiro deste ano. O número representa 31% de todos os empregos com carteira assinada gerados no Estado no período, segundo levantamento do Observatório da Indústria da Fiems, divulgado nesta terça-feira (8).

O setor inclui as atividades da indústria de transformação, construção, utilidade pública e extrativa mineral. Só as frentes de trabalho ligadas à construção de edifícios, abate de bovinos, obras de terraplanagem, fabricação de celulose e montagem de estruturas metálicas responderam por boa parte das contratações.

Também contribuíram o abate de suínos, curtimento de couro, fabricação de pré-moldados de concreto, montagem industrial, obras de alvenaria e fabricação de pós alimentícios. Juntas, essas atividades somaram 2.585 postos de trabalho no primeiro bimestre.

Campo Grande lidera a lista de municípios com maior saldo positivo: 1.001 vagas. Em seguida aparecem Inocência com 581, Rio Verde de Mato Grosso apresentou 209 e São Gabriel do Oeste teve 191.

Com os novos postos, a indústria sul-mato-grossense encerrou fevereiro com mais de 161,1 mil trabalhadores com carteira assinada. Desse total, 118,3 mil estão na indústria de transformação, 30 mil na construção civil, 8,3 mil em serviços industriais e 4,5 mil na indústria extrativa mineral.