Publicado em 15/07/2024 às 12:29, Atualizado em 15/07/2024 às 21:34

Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Centro-Sul MS/BA encerram dia 19 de julho

Cooperativa está destinando mais de R$ 2 milhões para financiar propostas que atenderão a comunidade

Redação, Ivi Hoje, Ana B. S. Cortonezi
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Encerram na próxima sexta-feira, 19 de julho, as inscrições para o Fundo Social 2024 da Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – que apoia financeiramente ações coletivas voltadas à educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança e inclusão social e que contribuem com o desenvolvimento das comunidades. Podem se inscrever no Fundo Social, entidades privadas sem fins lucrativos legalmente constituídas e que trabalham na área de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul e na Bahia.

Conforme o cronograma, a avaliação dos projetos pelas agências e pela sede administrativa acontecerá de 22 de julho a 16 de agosto. A divulgação das propostas aprovadas está prevista para o dia 02 de setembro. A aquisição e a entrega dos bens/materiais/serviços, bem como a coleta do Termo de Doação pelas agências, estão previstas para acontecer até o dia 31 de outubro. As ações deverão ser concluídas até o dia 08 de novembro, para prestação de contas por parte das agências.

O Fundo Social é viabilizado por meio da destinação de 1% do resultado financeiro da Cooperativa para apoio aos projetos, que este ano correspondeu a R$ 2 milhões e 178 mil. Ele se conecta diretamente com a estratégia de sustentabilidade da Instituição, que tem como direcionador o desenvolvimento local e o impacto positivo nas localidades onde a Sicredi Centro-Sul MS/BA está presente.

Somente no ano passado, mais de 70 mil pessoas foram impactadas diretamente com as 342 propostas aprovadas e executadas via Fundo Social. O projeto está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas que visam guiar a humanidade até 2030.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas pelo link: www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial, inserindo o CEP do município em que o projeto será inscrito, selecionando Consultar Regulamento. Nesta página, está disponível o passo a passo de inscrição para download e, em seguida, a aba Inscrever meu projeto.

Cada entidade poderá cadastrar um projeto, no período definindo e, no momento da inscrição, a qual agência o projeto estará vinculado. Todo cadastro será realizado de acordo com as seguintes etapas: Cadastro da Pessoa Física, responsável pela instituição; Cadastro da Instituição e Cadastro do Projeto. Após as inscrições, todos os projetos passarão por conferência, para averiguar se os cadastros das instituições e de seus representantes estão de acordo com o regulamento. O edital de abertura com mais informações e o acompanhamento do projeto podem ser realizados através do site: www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial

O Fundo Social

O Fundo Social foi criado em 2017 pela Sicredi Centro-Sul MS/BA durante Assembleia Geral Ordinária (AGO). Todos os anos, os associados aprovam a destinação dos valores nas assembleias de núcleo. Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves, o Fundo Social é um dos diferenciais da Cooperativa e se insere no 7º Princípio do Cooperativismo, o do Interesse pela Comunidade e tem o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas por entidades da região que atuem em benefício das pessoas.

“É nosso papel contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade onde atuamos, essa é a base da cooperação. E é através desse princípio que atuamos nas melhorias sociais onde estamos presentes, ou seja, o resultado financeiro do associado traz um resultado para a comunidade onde ele vive”, enfatizou.

A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua em 38 municípios do Mato Grosso do Sul e 54 municípios da Bahia. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 140 mil associados, que exercem o papel de donos do negócio. O atendimento a todo associado é feito presencialmente, via WhatsApp (51) 3358-4770 ou pelo telefone 0800 724 4770.