Publicado em: 28/01/2026

Mais de 500 casos prováveis de dengue já foram registrados em Mato Grosso do Sul em 2026

Do total, houve a confirmação de apenas 23 casos; nenhuma morte devido à doença foi confirmada ou investigada

Midiamax, Heloisa Duim
Cb image default
Tratando-se de chikungunya, Mato Grosso do Sul registrou 666 casos prováveis, sendo 125 deles confirmados. Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado em gestantes.

Em 2026, Mato Grosso do Sul já registrou 577 casos prováveis de dengue, sendo 23 deles confirmados. Os dados estão disponíveis no boletim da 3ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (28). Não houve a confirmação ou investigação de óbitos devido à doença.

Conforme o boletim, a população-alvo já recebeu 223.322 doses da vacina contra a doença. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 241.030 doses do imunizante contra a dengue ao Estado.

Composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas, o esquema vacinal é recomendado para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A faixa etária corresponde ao maior número de hospitalização por dengue dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Tratando-se de chikungunya, Mato Grosso do Sul registrou 666 casos prováveis, sendo 125 deles confirmados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado em gestantes.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Assim, em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde.