Publicado em 14/01/2022 às 10:09, Atualizado em 14/01/2022 às 14:11

Mato Grosso do Sul terá final de semana de bastante calor e tempo seco

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e alguns municípios do Estado

Da Redação, Ivi Hoje, Governo MS
Cb image default

As instabilidades devem dar lugar ao tempo firme, com bastante calor e tempo seco no Estado. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a onda de calor que vem atuando na parte Sul do Brasil, também irá elevar as temperaturas nas regiões pantaneira, sudoeste e porção sul da região leste de Mato Grosso do Sul.

"A atuação de uma massa de ar seco e quente (bloqueio atmosférico), que já vinha atuando na região Sul do Brasil, na Argentina e também no Uruguai, chega a MS e as temperaturas poderão atingir valores acima de 40ºC pelo menos até a próxima terça-feira (19.01)", explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Nas demais áreas do Estado, a tendência é que as temperaturas máximas fiquem entre 34°C a 36°C, e os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar entre 40% a 15%. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda alguns cuidados à população, como aumento na ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais secas do dia, umidificar ambientes, usar protetor solar e redobrar atenção com os mais vulneráveis.

Mas para esta sexta-feira (14) a previsão ainda é de tempo instável, com sol entre nuvens e chance de pancadas de chuvas e tempestades isoladas devido a convergência de umidade em baixos níveis, aquecimento diurno e a passagem de perturbações atmosféricas em médios níveis.

Mireli Obando, Subcom