Publicado em: 20/08/2025

MS é o estado que mais avançou na capacidade de investir em tecnologia

Mato Grosso do Sul subiu 11 posições neste indicador, mostra pesquisa

CampoGrandeNews, Izabela Cavalcanti
Cb image default

Mato Grosso do Sul é o estado que mais evoluiu em investimento para inovação. Conforme o Índice de Inovação dos Estados, desenvolvido pela Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), Mato Grosso do Sul foi destaque em Investimento e Financiamento Público em Ciência e Tecnologia, ao subir 11 posições e alcançar o 8° lugar nacional.

Rondônia também apresentou desempenho expressivo nesse indicador, avançando 10 posições e ocupando a 17ª colocação.

A 7ª edição do estudo foi feita em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), com o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do Sebrae Nacional.

No geral, entre 2021 e 2025, Mato Grosso do Sul também foi o estado que mais subiu de posição e está em 11° lugar. O Estado avançou cinco posições.

No indicador "Capacidade", MS está em 8° lugar. No indicador "Infraestrutura", Mato Grosso do Sul subiu oito posições, ficando em 11° lugar. Goiás também subiu oito posições e está em 14º lugar. Alagoas subiu 11 posições e ocupa a 9ª colocação.

No índice de "Resultados", MS subiu quatro posições e se configura como o 14° lugar neste indicador.

No recorte de "Capital Humano – Graduação", Mato Grosso do Sul está em 14° lugar; "Capital Humano - Pós-graduação" e o indicador de "Inserção de Mestres e Doutores", o Estado ficou em 16° lugar.

No quesito “Instituições”, MS está em 5° lugar. Este termo pode ser compreendido como a estrutura de incentivos para as decisões dos agentes econômicos.

No indicador de “Competitividade Global”, que visa mensurar as exportações e importações de alta e média intensidade tecnológica, MS está em 10° lugar. Em “Empreendedorismo”, Mato Grosso do Sul está em 8°; “Produção Científica”, 8°; “Intensidade Tecnológica e Criativa”, 20° lugar; “Propriedade intelectual”, 15º; e "Sustentabilidade Ambiental", 17° lugar.

Brasil - São Paulo figura como o estado mais inovador do Brasil. O estudo aponta a liderança em oito dos doze indicadores avaliados. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ocupam a 2ª e a 3ª posição.