Publicado em 09/10/2024 às 17:51, Atualizado em 09/10/2024 às 22:55

Rodada de empregos vai recrutar 376 pessoas para usinas de dez municípios

Será no próximo dia 18, simultaneamente em todas as cidades participantes

CampoGrandeNews,
Cb image default
Trator transbordo ao lado de colheitadeira de cana-de-açúcar (Foto: Biosul)

Uma iniciativa inédita vai reunir as principais usinas de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul, no próximo dia 18. A 1ª Rodada da Empregabilidade, voltado ao setor de bioenergia, traz a 376 vagas de trabalho para os municípios de Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.

Essa ação foi possível graças a parceria entre a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado) e a Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul). Das empresas reunidas estão as empresas: Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, Cerradinho Bio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador de um dos municípios participantes, das 8h às 13h, munidos de documentos pessoais e carteira de trabalho, para se cadastrarem nas vagas disponíveis. No local, equipes de Recursos Humanos das usinas realizarão a seleção e o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para o processo seletivo mais adequado.

Para o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, a iniciativa é essencial para atender a demanda das usinas que tem investido cada vez mais no Estado. “O setor de Bioenergia se consolidou nos últimos anos com a ampliação dos bioparques que já estavam aqui e a chegada de novas unidades. Isso é positivo para o Estado e reflete diretamente na abertura de mais empregos para as pessoas que vivem aqui”.

Entre as vagas oferecidas, destacam-se as ocupações de Mecânico (automotivo, industrial e agrícola), Eletricista, Operador (moenda, classificador, caldeira, cozimento e centro de operações) e Analista (laboratório, financeiro, ambiental, planejamento e controle da manutenção (PCM)). Embora a formação básica e experiência possam ser diferenciais, elas não são obrigatórias, e todas as vagas estão abertas para candidatos PcD (Pessoas com Deficiência).

O setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul conta com 22 usinas que produzem açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. Presente em mais de 40 municípios, o setor gera cerca de 30 mil empregos diretos e contribui com 16,5% do PIB industrial do Estado.