Publicado em: 28/05/2021

Semana do Leite dá mais visibilidade ao setor leiteiro de MS, destaca Renato Câmara

Da Redação, Ivi Hoje, AssCom
Cb image default
“É preciso olhar com bons olhos esta atividade e valorizá-la efetivamente. A Semana Estadual do Leite é uma ótima oportunidade para isso”, afirma o deputado.

Estão agendadas de 30 de maio a 7 de junho diversas atividades para marcar a Semana Estadual do Leite 2020, incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul por força da Lei 4.409/2013, de autoria do ex-deputado Junior Mochi (MDB) e que agora tem o apoio da Frente Parlamentar do Leite, instituída em 2019 e coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB) .

Serão lives com diversas palestras, desde a conjuntura estadual e indicadores da cadeia produtiva, debates sobre a sanidade e gestão na bovinocultura de leite até cursos, lançamento de música e aula de culinária tendo o deputado Renato Câmara como convidado. Para ter acesso às transmissões confira o dia de horário na programação acima e acesse este canal. Além do apoio da Assembleia Legislativa de Mato grosso do Sul (ALEMS), o evento também tem a parceria do Governo do Estado e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite.

A maior parte da programação é virtual devido às precauções da pandemia do Covid-19 e também assim poderá ser acessada pelo maior número de pessoas. O parlamentar explicou que o evento é uma grande oportunidade para dar visibilidade à atividade em Mato Grosso Sul na busca por novos mercados, além de representar um importante avanço nas ações de discussão e execução de políticas públicas e privadas relacionadas à produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados.

“Qualquer política pública que fortaleça a produção leiteira, especialmente na agricultura familiar, somente terá sucesso se todos nós remarmos para o mesmo lado. É importante defender os interesses dos produtores, compatibilizando com a indústria e o mercado”, disse Câmara.

Segundo a Embrapa, no Brasil a indústria de laticínios é o segundo segmento mais importante da cadeia de alimentos, mas o consumo de leite ainda é baixo se comparado com países desenvolvidos. Portanto, Renato Câmara diz que o assunto é de suma importância, pois além do Estado ser forte produtor de leite, tal alimento traz benefícios à saúde em todas as fases da vida, sendo na infância a fase em que o consumo é mais importante.

“Assumi o dever, enquanto parlamentar, de estudar e compreender o sistema e lutar pelos nossos produtores, já castigados pela árdua tarefa de produzir, dia-a-dia, o leite que chega nas mesas dos brasileiros. Na produção leiteira não há sol, chuva. Não há final de semana ou feriado. Por isso, é preciso olhar com bons olhos esta atividade e valorizá-la efetivamente. A Semana Estadual do Leite é uma ótima oportunidade para isso”, afirmou Renato Câmara.

A live com o deputado também será transmitida pelo Facebook do parlamentar clicando aqui. Saiba mais sobre a atuação do Legislativo sobre o setor leiteiro lendo as notícias aqui.