Publicado em 20/12/2021 às 15:13, Atualizado em 20/12/2021 às 18:18
Padre Theodor Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito brasileira, que deu origem ao Sicredi, em 1902, em Nova Petrópolis (RS), considerada a primeira cooperativa da América Latina
Com o propósito de valorizar a história do cooperativismo de crédito e o legado de seu precursor, a Sicredi Centro-Sul MS inaugurou um monumento com o busto em homenagem ao Padre Theodor Amstad, Patrono do Cooperativismo Brasileiro e fundador da primeira cooperativa de crédito brasileira, que deu origem ao Sicredi, em 1902, em Nova Petrópolis (RS), considerada a primeira cooperativa da América Latina.
A cerimônia de inauguração foi realizada nesta segunda-feira, dia 20, às 9h, na rua Melvin Jones esquina com a av. Weimar Gonçalves Torres, em alusão ao aniversário do município de Dourados. Participaram da cerimônia o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero; os conselheiros de administração, Giancarlo Silveira e Eduardo Correa; o conselheiro fiscal, Lidio Guerra; os conselheiros consultivos Erico Stefanello e Rogério Dierings; os diretores da Cooperativa, Giorgio Martins Bonato e Antonio Carlos Peres; e o prefeito municipal de Dourados, Alan Guedes. No evento, ainda houve as apresentações culturais do Coral do CEIA e do musicista douradense Mailon Salina.
De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, com a instalação do monumento a Cooperativa busca disseminar os princípios do cooperativismo, promovendo o conhecimento e a informação. “Esta é uma homenagem ao Padre Theodor Amstad por todo o seu trabalho e legado realizado em prol do cooperativismo. Uma semente que ele plantou em 1902 com a fundação da Sicredi Pioneira RS e que, hoje, está disseminada em todo o país. Temos o orgulho de dar a maior longevidade possível para os seus ideais e realizações”, destaca o presidente.
“O padre Theodor Amstad, foi um visionário para com o cooperativismo de crédito no Brasil. Graças a inspiração e aos ensinamentos deixados por ele, cerca de 10 milhões de brasileiros são associados a cooperativas e conseguem prosperar de maneira colaborativa e contribuir também para o crescimento das regiões onde vivem e atuam”, finaliza o presidente.
História
Em 1885, o Padre Theodor Amstad chegou ao Brasil, vindo da Suíça, país onde nasceu. Na bagagem, trouxe a vivência das transformações sociais ocorridas na Europa do século XIX, como o surgimento do cooperativismo.
Como missionário jesuíta, o Padre Theodor Amstad prestou assistência econômica, social e cultural aos colonos agrícolas da região de Nova Petrópolis (RS). Chegou a percorrer mais de 100 mil quilômetros levando seus conhecimentos às comunidades, viagens que realizava sozinho e montando uma mula.
Em dezembro de 1902, junto com mais 19 agricultores familiares da Linha Imperial, fundou a Caixa De Economias e Empréstimos Amstad, sendo a primeira cooperativa da América Latina e primeira cooperativa de crédito brasileira, que deu origem ao Sicredi, em 1902, em Nova Petrópolis (RS).
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 36 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Taquarussu, Sete Quedas e Vicentina. Atualmente, são mais de 104 mil associados atendidos pela Cooperativa.