Publicado em 05/05/2022 às 14:35, Atualizado em 05/05/2022 às 18:45

Sicredi Centro-Sul MS realiza formação de educadores no Programa União Faz a Vida

Programa deve beneficiar cerca de 350 alunos

Da Redação, Por Kristianne dos Santos Perez
Cb image default

O Programa União Faz a Vida foi desenvolvido pelo Sistema Sicredi em 1995 para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. E, até hoje, segue o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: “promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes”. Por meio da metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

O programa está presente nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. E tem números impressionantes. São mais de 3 milhões de crianças e adolescentes, mais de 150 mil educadores, mais de 2.600 escolas participantes e mais de 475 cidades em 12 estados do Brasil

Formação

E a Sicredi Centro-Sul MS realizou a formação de educadores no Programa A União Faz a Vida na região, que será desenvolvido nos municípios de Dourados, no Distrito de Macaúba, Amambai, Tacuru e Deodápolis. Ao todo, foram 21 professores habilitados pelos assessores pedagógicos do Programa que atuam em séries iniciais de escolas municipais. O Programa irá atuar em 9 escolas, com mais de 350 alunos impactados diretamente.

Impacto

Em 2021, A Fundação Sicredi divulgou um estudo sobre o impacto social do programa “A União Faz a Vida”. O trabalho buscou, por meio de metodologia científica, identificar o Retorno Social do Investimento (SROI) da iniciativa realizada há mais de 25 anos com crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de diversas regiões do Brasil. Como principais resultados, o estudo revelou que os impactos do Programa permanecem na mesma intensidade na vida dos participantes por um período de cinco a sete anos, e que correspondem a quatro vezes o investimento realizado. Ou seja, para cada R$ 1,00 investido, são gerados R$ 4,07 de impactos sociais.

A iniciativa tem como objetivo promover princípios de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes de escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas comunidades onde a instituição financeira cooperativa atua, estimulando-os a serem protagonistas que tomam decisões coletivas e constroem projetos cooperativos.

“É gratificante transformar a vida de crianças por meio da educação. O Programa aumenta o interesse e envolvimento dos participantes no processo de aprendizagem, sendo capaz de promover um maior senso de cidadania e coletividade e uma série de habilidades socioemocionais. Desenvolvemos esses jovens para que eles promovam impactos positivos em suas comunidades”, explica Sadi Masiero, presidente da Cooperativa.

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 38 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. Atualmente, são mais de 111 mil associados atendidos pela Cooperativa.