Publicado em 17/10/2014 às 10:40, Atualizado em 07/09/2022 às 02:00
A fertilidade é inquestionavelmente uma das mais importantes características a ser considerada, tanto nos sistemas produtivos de carne quanto nos de leite. Quando se discute o componente “touro” isoladamente, conclui-se que a importância da fertilidade do macho é muito maior do que a de qualquer fêmea individualmente, já que o touro pode se acasalar com número muito maior de fêmeas.
Por meio desse exame, todo aparelho reprodutivo do boi é examinado em detalhes, com diagnóstico de problemas nos órgãos genitais internos e externos, verificando-se ainda a presença de defeitos físicos ou ferimentos.
Da mesma forma, o sêmen coletado é avaliado, quanto ao seu volume, aspecto, cor, motilidade e concentração de espermatozoides, entre outros. Inúmeras são as vantagens das avaliações andrológicas de touros em propriedades que utilizam o sistema de monta natural. Dentre elas, podem ser listadas a oportunidade de classificação e seleção dos touros de maior potencial reprodutivo, bem como a possibilidade de descarte de touros estéreis e subférteis.
Tais medidas permitiriam maior intensidade de seleção sobre os reprodutores, o que resultaria em uma mais adequada utilização dos mesmos pela diminuição da relação touro/vaca, com melhorias significativas nos ganhos genéticos e nos índices zootécnicos dos rebanhos.
Touros subférteis ou inférteis comprometem o rebanho ocasionando perdas de produção e, conseqüentemente, prejuízos para o produtor. Para evitar esse tipo de problema, os animais devem ser avaliados anualmente ou antes de entrarem na estação de monta por profissionais capacitados.
Baseando-se na importância do conhecimento desta Técnica na formação profissional do futuros Técnicos em Agropecuária e para a bovinocultura em geral, foi realizado esta aula prática para os alunos do 3º ano, no dia 09 de outubro de 2014. O treinamento foi realizado pelo Médico Veterinário Leandro Koiti Nakano, atendendo as disciplinas da área Veterinária, ministradas pela Professora, Médica Veterinária Paola Leal Benevenuto .
A aula foi realizada na Estância Vista Alegre, de propriedade do Sr. Clóvis dos Santos, onde todo o procedimento teve o acompanhamento do Sr. Noé Alves Silva, administrador da propriedade, que preparou o local e os animais, e cedeu seu tempo para que fosse realizada esta importante dinâmica de campo.
Assim, esperamos formar profissionais que possam se inserir num meio e interferir positivamente, capazes de melhorar uma realidade, seja no mercado de trabalho ou na continuidade dos estudos.