MS segue em alerta para chuvas intensas; Vale do Ivinhema deve ser uma das regiões mais afetadas

Devem ficar em alerta cidades como Angélica, Batayporã, Dourados, Fátima do Sul e Novo Horizonte do Sul

Cb image default

Dois novos alertas de chuvas intensas para Mato Grosso do Sul foram emitidos nesta quarta-feira (3) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Municípios das regiões Sul, Sul-Fronteira, Grande Dourados e Vale do Ivinhema devem ser mais afetados.

Elaborados com base em previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os avisos têm validade até às 8h de amanhã (4).

As regiões Sudoeste, Norte, Centro e Bolsão estão com aviso amarelo, de perigo potencial, que prevê chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 km por hora.

Ficam nessas localidades os municípios de Anastácio, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Coxim, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas, entre outros.

Já as cidades que ficam no Sul, Sul-Fronteira, Grande Dourados e Vale do Ivinhema estão com aviso laranja, que prevê tempestade com grau de severidade em classificado como "perigo".

Nessas condições, há possibilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 quilômetros por hora. Também pode ocorrer queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Devem ficar em alerta cidades como Amambai, Angélica, Batayporã, Coronel Sapucaia, Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Jardim, Juti, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Tacuru.

Em caso de rajadas de vento, a Defesa Civil pede: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é preciso evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

SMS

Para evitar tragédias, a Defesa Civil possui um sistema de alerta climático para celulares cadastrados. Quem quiser receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.

Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar. Via Jornal da Nova

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.