Publicado em 15/10/2019 às 02:34, Atualizado em 15/10/2019 às 05:39
Espécie maracanã foi deixada perto de pelotão da PM e encontrada por vizinha
Policiais militares ambientais encontraram nesta segunda-feira (14) em Novo Horizonte do Sul, um papagaio da espécie maracanã, possivelmente abandonado. Mas o órgão alerta que os criadores podem entregar o animal voluntariamente, sem que seja abandonado e seja ainda mais prejudicado.
Conforme registro da PMA, o animal foi deixado próximo ao pelotão da Polícia Militar. Uma vizinha encontrou a ave com as penas das asas cortadas e avisou ao policial de plantão. O animal logo foi recolhido e será encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
Segundo a PMA, quem não pretende mais criar animais silvestres em cativeiro devem fazer a devolução espontânea e não abandonar o animal. Caso seja descoberta, a pessoa responderá por crime de manter animais silvestres em cativeiro e poderá responder por maus-tratos além de pagar multa.
No último dia 9, também em Novo Horizonte do Sul, dois papagaios foram encontrados em situação de abandono na rua. A pessoa que o encontrou foi orientada a entregar os animais, que também foram encaminhados para o Cras, em Campo Grande. Matéria relacionada >> Operação contra o tráfico de animais em Novo H. do Sul leva pessoa a abandonar papagaios domesticados na rua. Operação na região já tem mais de um mês, com a PMA e Ibama contra o tráfico de papagaios