Publicado em: 30/08/2021
As mulheres vítimas de violência devem fazer as denúncias via 181, que é o telefone especifico para esse tipo de atendimento e emergencialmente pelo 190
O 8º Batalhão de Polícia Militar, “Guardião do Vale do Ivinhema”, através do Programa Mulher Segura atendeu acompanhou mais de 400 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Batayporã e Nova Andradina.
O Programa conta com o empenho de Policiais Militares devidamente capacitados para realizarem o policiamento, que tem por objetivo promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas e familiares, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência
O mês de agosto que reforça as ações de prevenção a violência doméstica intitulado através da campanha do “Agosto Lilás” reforçou as orientações através da Cabo Pm Breguedo responsável pelo acompanhamento das vítimas. A policial militar participou de ações que visam reforçar o enfrentamento da violência doméstica, para promover a segurança pública e os direitos humanos das mulheres.
A maioria das mulheres atendidas em situação de risco, solicitaram MPU (Medida Protetiva de Urgência) para que pudessem manter o agressor afastado. Em decorrência da atual situação pandêmica que impossibilita a visita técnica com frequência, essas vítimas tem sido acompanhadas via telefone, o qual o programa disponibilizou o número 67 99262-3462 para que as mulheres possam ligar e tirar suas dúvidas, ou até mesmo denunciar situações de violência que estão sofrendo ou que alguma conhecida esteja. É importante ressaltar que as ações de acompanhamento e proteção tem dado resultados positivos devido à parceria entre polícia militar e os órgãos que compõem a rede de apoio e proteção das cidades.
As mulheres vítimas de violência devem fazer as denúncias via 181, que é o telefone especifico para esse tipo de atendimento e emergencialmente pelo 190, onde uma equipe da Polícia Militar é acionada a ir até o local indicado pela vítima e fazer a detenção e o encaminhamento do agressor. Vale ressaltar que é de suma importância que a vítima esteja em posse da cópia da medida protetiva de urgência, pois é através dela que o autor será preso.