Publicado em 05/09/2024 às 12:25, Atualizado em 06/09/2024 às 00:30
Em conjunto com os municípios de Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Companhia promove oficinas de formação para a prevenção de violências e atendimento de crianças e adolescentes
A Adecoagro, uma das maiores produtoras de alimentos e energia renovável do mundo, e a Childhood Brasil, organização fundada pela Rainha Silvia da Suécia há 25 anos e parte da World Childhood Foundation, ampliam a parceria em prol da proteção à infância e à adolescência nos municípios de Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, no Mato Grosso do Sul.
A iniciativa acontece por meio do Programa Proteger, que desde 2014 é um catalisador e propulsor das ações intramuros e extramuros para a prevenção e enfrentamento a qualquer forma de violação de direitos da criança e do adolescente, a partir da orientação dos colaboradores e colaboradoras da Adecoagro e da comunidade sobre os meios de denunciar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil, a cultura do estupro, a violência contra mulheres e o assédio sexual ou moral.
O plano de ação prevê a formação dos Comitês Municipais de Enfrentamento às Violências de Crianças e Adolescentes – CMEVCA que foi composto por atores da rede de proteção das crianças e adolescentes dos respectivos municípios. A implantação da Lei nº 13.431/2017 da Escuta Protegida, com foco na prevenção e atendimento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, aconteceu através da capacitação de 87 representantes da sociedade civil no curso EAD de Escuta Especializada na Rede de Proteção da UCORP com carga horária de 120 horas e a formatura foi realizada na última semana do mês de agosto.
Nos próximos meses, os Comitês terão a missão de articular toda a rede de proteção para construção de protocolos, encaminhamentos e estabelecer o fluxo de atendimento às crianças vítimas ou testemunhas de violências.
Franciene Cristina da Silva, Gerente de Saúde e Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa da Adecoagro, destaca que a iniciativa faz parte do forte compromisso que a Companhia possui com as comunidades nas quais está inserida, pois acredita que o desenvolvimento sustentável de uma organização só é possível com o desenvolvimento conjunto de todos e todas e prevenção das violências, principalmente contra crianças e adolescentes.
”O compromisso da Adecoagro com a proteção de crianças e adolescentes contra violências, em especial contra a violência sexual, demonstra a maturidade da empresa na compreensão do problema e do seu papel social na construção de um legado e gerar impacto positivo nos municípios nos quais atua”, ressalta Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.
Sobre a Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.
Sobre a Adecoagro
Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de até 14,2 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo mais de 7.000 colaboradores e colaboradoras no Brasil (agosto de 2024), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial. Para mais informações, consulte nosso site www.adecoagro.com/pt