Publicado em 12/06/2021 às 15:49, Atualizado em 12/06/2021 às 19:53
Durante fiscalização, Policiais da PMA de Aquidauana abordaram neste sábado (12) às 9h00, um veículo Tractor Scania, com uma carreta acoplada, que transportava ilegalmente uma carga com 96 m³ de carvão e um caminhão Mercedes Benz transportando também 68 m³ de carvão.
As cargas que saíram do município de Nova Andradina eram transportadas sem o Documento de Origem Florestal e o carvão era misturado, havendo produto proveniente de madeira nativa e de eucalipto, provavelmente, para burlar a fiscalização, pois na nota fiscal constava tudo como produto de eucalipto.
Isso normalmente é feito porque, para o produto de eucalipto (madeira plantada exótica), não haveria a necessidade do documento ambiental, diferentemente para o carvão da madeira nativa. O DOF é o documento ambiental para o transporte, beneficiamento e armazenamento de qualquer produto da flora nativa.
Ambos os veículos e cargas foram apreendidos e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana e os responsáveis responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.
A empresa carvoeira proprietária do carvão ilegal, com domicílio jurídico no Distrito de Casa Verde, no município de Nova Andradina, foi autuada administrativamente e recebeu multa de R$ 49.200,00.