Publicado em 15/08/2023 às 15:27, Atualizado em 15/08/2023 às 21:39
Quem chega na ponte daquele córrego, que divide os municípios de Ivinhema e Angélica, olha e se assusta com a situação, é visível e notório o banco de areia que se formou ali
O Córrego Piravevê que fica na Rodovia MS-141 na divisa dos municípios de Ivinhema e Angélica, há alguns anos vem agonizando e corre o serio risco de desaparecer se nada for feito, no inicio desta semana (14/8), o Portal Ivi Hoje recebeu imagens e vídeos que comprovam a lamentável situação que se encontra.
Quem conheceu e conhece o Córrego Piravevê; ou até mesmo teve a oportunidade de pescar e se banhar nas águas límpidas fica com o coração partido de tristeza ao vê-lo nos dia de hoje.
Córrego é um local onde várias pessoas passam horas de lazer para banho e pratica de pesca, e por ser de baixa profundidade oferecendo assim menos risco aos banhistas, por isso é escolhido por muitos para os finais de semana, os piqueniques, reuniões de amigos e famílias. Suas águas de tão limpinhas é um verdadeiro convite para o banho nos dias de calor, e vários pescadores usavam barcos e caiaques para descer e subir, ou por diversão, ou para prática de pesca, e hoje vemos o mesmo agonizando e morrendo aos poucos.
De uns anos para cá a erosão foi tomando conta; já existe aproximadamente cerca de três quilômetros de areia que acabou com o curso do córrego e também está acabando com a vegetação nativa devido as águas invadiram os varjões. Pescadores profissionais, amadores e moradores daquela região enviaram vídeos e fotos para mostrar a situação que hoje se encontra. Para mostrar a real situação, percorreram a pé por cima da areia que acabou com o curso do córrego, e mostra até rastro de animais que também conseguem passar pelo banco de areia.
Peixes ficam presos na parte de cima e outros não conseguem subir o rio durante a piracema, devido às águas passarem por dentro do mato. Córrego esse que tem várias espécies de peixes, como piau-sul, piapara, curimba, dourado, piracanjuba, lambari, bagres de várias espécies, pintado, jurupensém, jurupoca dentre outras espécies que saem do Rio Ivinhema e usa os seus afluentes para desova.
Quem chega em cima da ponte e olha se assusta com a situação, é visível o banco de areia que se formou, mas não imagina a situação abaixo. Uma das causas notória é o córrego azul que leva a maioria da areia que esta assoreando o Córrego Piravevê.
E mais uma preocupação da população e com as águas tratadas de esgoto que se instalou próximo ao córrego, e que ira tratar os dejetos da população de Ivinhema, após o tratamento, a água será despejada próximo à ponte, no mesmo local onde inicia o banco de areia.
Fotos e vídeos abaixo enviado por leitora, a internauta autorizou o uso das imagens na matéria e que seja enviada as autoridades. Assista!
A população pede a união das autoridades para solucionar o problema, não ficar jogando a culpa um no outro e achar um culpado, eles só querem solução antes que Córrego Piravevê fique somente na memória, e desapareça de vez.
Sabemos que nossas leis ambientais são muito duras, se alguém tentar desviar por pouco que seja as águas de um córrego, ou desmatar as margens com certeza receberá uma multa quase que impagável e provavelmente terá aborrecimentos por um bom tempo, o que não está de tudo errado, é lei e tem que se cumprir.
A população pede a união das autoridades para solucionar o problema, não ficar jogando a culpa um no outro e achar um culpado, eles só querem solução antes que Córrego Piravevê fique somente na memória, e desapareça de vez. Assista!
Eram longas as filas de carros, motos e bicicletas de pessoas que iam passar momentos de lazer se refrescando nas águas do velho Córrego.
Hoje vemos com tristeza o bom e velho córrego que já trouxe tantas alegrias agonizando e morrendo aos poucos